Novelas

Confira o resumo da semana de Escrava Mãe

Sábado - 03/12/2016 às 09:12



Foto: Tv novelas Resumo dos capítulos de 05 a 09 de dezembro
Resumo dos capítulos de 05 a 09 de dezembro

Segunda, 05 de dezembro
Almeida está furioso com Maria Isabel por querer saber onde está Leôncio. Osório e Sapião perguntam se Leôncio foi para a mata. Neste momento, o menino aparece e abraça o pai. Leôncio, nervoso, diz que quem o trouxe foi a Maria Isabel. Almeida volta para casa e diz para Teresa que Maria Isabel tinha levado Leôncio para a mata. Leôncio confirma que foi a tia que o levou para a mata, mas Tia Joaquina percebe que o menino está mentindo. Almeida discute com Osório e fica revoltado quando sabe da notícia que o Cavaleiro da Mancha pisou em suas terras e levou dois escravos. Almeida pede que Osório não deixe esta notícia se espalhar na senzala, mas Catarina já contou para Sapião. Miguel termina de cumprir a pena e recebe do oficial apenas as cartas de Juliana que estavam no baú. Ele pergunta de seu dinheiro, mas o oficial diz que não encontrou nada no baú. Ele vai embora junto com os outros homens para Luanda. 
Tito Pardo e Juliana seguem de carroça para o Engenho do Sol. Juliana tem esperança de cuidar do filho de Teresa. Leôncio tenta pegar frutas em uma árvore. Algumas frutas caem em cima de Leôncio. Ele fica irritado e diz que vai mandar um escravo cortar a árvore. De repente uma menina pula da árvore e sai correndo. Leôncio sai correndo atrás da menina. Almeida pede que Osório reúna homens para capturar o Cavaleiro da Mancha sem que os escravos saibam. Tozé diz para Esméria que não a ajudará com o plano que pode libertar Catarina, pois pode dar errado e Esméria pode ser presa. Neste momento, Kamau desce as escadas e diz que todos os homens e mulheres, independentemente da cor, precisam ser livres. Enquanto Quintiliano, Guilherme, Tomás e Violeta tomam café, Dr. Pacheco aparece e diz que precisa falar sofre Filipa. Sapião conta para Tia Joaquina que o Cavaleiro da Mancha foi na senzala e deixou dois pedaços de pano juntos, um preto e um branco, como marca registrada toda vez que liberta um escravo.

Terça, 06 de dezembro
Kamau conversa com Esméria e se lembra de quando Osório o levou embora junto com outros escravos deixando para trás seu filho e sua mulher Luena. Teresa vai atrás de Leôncio. Leôncio corre atrás da menina, Dorinha, que tropeça e cai. Ela diz que pegou fruta da árvore porque estava com fome e Leôncio diz que ela estava roubando e vai falar para os pais dela. Ela diz que não tem pai nem mãe e sai correndo. Leôncio volta para a fazenda com Teresa. Dr. Pacheco pede para Quintiliano a mão de Filipa em casamento. Maria Isabel diz para Beatrice que ainda ama Miguel e que vai esperar por ele o tempo que for preciso. Miguel segue na mata e um oficial lhe dá um saquinho com dinheiro. Miguel diz que vai usar o dinheiro para reencontrar Juliana e o agradece. Teresa diz para Leôncio não sair de casa sem avisar os pais. O menino conversa com a mãe e demonstra alguns sinais de maldade com as palavras. Teresa fica preocupada. 
Esméria diz para Guilherme que precisa libertar Catarina. Genésio e Sapião se encontram. Sapião conta para Genésio que o Cavaleiro da Mancha libertou Guiné. Nestor serve café para Kamau. Em um determinado momento, aparece o símbolo do pai de Miguel na madeira talhada. Almeida diz, com raiva, para Teresa cuidar melhor de Leôncio e que um justiceiro invadiu suas terras. Catarina caminha com um galão nas mãos. Ela se afasta dos outros escravos e despeja um líquido verde sobre a terra. Nestor conta para Kamau que aquele era o símbolo que marcava os escravos trazidos da África pelo pai de um amigo. Osório entra no armazém. Kamau se assusta ao reconhecer Osório.

Quarta, 07 de dezembro
No armazém, Kamau está em choque observando Osório, que fala com Nestor. Kamau procura esconder o rosto. Com ajuda de Tozé, Catarina continua a envenenar a plantação da fazenda, com o intuito de derrubar a produção e forçar Almeida a vendê-la. Almeida está nervoso diante de uma papelada e reclama de prejuízos com a safra e mais as dívidas. Almeida joga os papéis no chão e Maria Isabel abre a porta. Maria Isabel pressiona Almeida a tomar providências urgentes, caso contrário, Almeida terá que encontrar uma nova fonte de renda. Tomás está trabalhando e Guilherme chega. Guilherme conversa com Tomás e pede para que não deixe Violeta sozinha, já que os dois precisam encarar juntos o fato de ela não engravidar. Charles chega e diz que recebeu informações do Cavaleiro da Mancha. Quintiliano pede à Bá Teixeira que organize o quarto de Filipa, pois ela voltará para a fazenda. Rosalinda e Belezinha conversam e Rosalinda diz que a pensão precisa voltar a ser o local de liberdade que foi em outros tempos. Kamau está atento a explicação de Nestor sobre Miguel que está na África pagando por ter raptado uma escrava. Kamau se emociona e Nestor pergunta se está tudo bem. Kamau diz que a história que ele contou o faz lembrar de um jovem casal que também teve seu destino interrompido. 
Maria Isabel está em casa, no tear, fiando e pensativa nas lembranças de Miguel. Leôncio se aproxima e pergunta se ela está falando sozinha. Maria Isabel se assusta e só então percebe que Leôncio estava na porta. Urraca finge que está passando mal e Dr. Pacheco cuida dela. Petúnia e Gonzalina estão ali e percebem que é mentira mas prendem o riso. Urraca faz sinal para elas se afastarem, sem que Dr. Pacheco perceba. Kamau caminha pela Vila até que esbarra em Almeida. Os dois discutem e Almeida pede que Kamau mostre os papéis de homem livre. Kamau diz que só fará isso caso ele mostre que é um funcionário da Coroa. Almeida diz que é presidente da Câmara. Os dois se encaram. É quando Rosalinda aparece e contorna a situação e pergunta se estão conversando sobre a apresentação da cantora lírica que se apresentará na vila.

Quinta, 08 de dezembro
Guilherme discute com Almeida que quer aumentar os impostos sobre matéria-prima e mão-de-obra. Urraca fica fuirosa com Zé Leão que não consegue produzir seu perfume pois as mercadorias não estão chegando à vila e que também perdeu a fórmula e suas anotações. Guilherme, Quintiliano, Tomás e Violeta conversam durante o jantar e Quintiliano comenta que Filipa está voltando para a fazenda e Violeta se anima. Quintiliano diz a Tomás e Guilherme que eles precisam apoiar a decisão de que Filipa deve se casar com o homem que ele escolheu. Na África, Átila se emociona ao ver Miguel se aproximando, espantado. Os dois se abraçam, Átila chora, aliviado. Miguel avista uma corrente nos pés de Átila, que não consegue falar, de tanto que chora. Um homem se aproxima, com um chicote nas mãos. O soldado que estava com Miguel faz sinal para o homem, que se detém. Átila diz a Miguel que ficou preso por dívida, enquanto buscava por sua filha desaparecida. Átila pede ajuda à Miguel. Miguel diz à Átila que ele está seguro e promete que levá-lo de volta para o Brasil, custe o que custar. 
Juliana e Tito Pardo conversam já próximos à fazenda Engenho do Sol. Juliana diz que teme que Almeida queira se vingar por todos os anos que se passaram e que gostaria que Miguel estivesse ao seu lado. Tito Pardo a encoraja e acreditar na força que tem. Átila está aflito em ver Miguel conversando com um líder e conferindo seus documentos. Miguel diz à Átila que vai pagar pela liberdade dele. Um homem se aproxima e abre as correntes de Átila. Guilherme está diante de Nestor que fica estupefado ao ouvir de Guilherme que deseja que Nestor se candidate a um cargo na Câmara. Kamau está diante de Teresa e Beatrice que aguardam enquanto Almeida foi buscar Leôncio para apresentar a Kamau. Teresa comenta com Kamau sobre a educação de Juliana e Sapião chega. Teresa diz que Sapião foi o responsável por salvar a vida de Juliana ainda quando pequena. Kamau encara Sapião, surpreso. Almeida procura por Leôncio na frente da casa-grande. Leôncio aparece e Almeida diz que precisa apresentar-lhe uma pessoa. Leôncio aponta e vê uma carroça chegando. É Juliana e Tito Pardo.

Sexta, 09 de dezembro
Almeida encara Juliana e se aproxima da carroça onde ela está com Tito Pardo. Leôncio com ele e Mina mais afastada. Juliana sai da carroça e se volta para o menino. Juliana abre os braços para Leôncio, mas o menino sai correndo para o mato de novo. Juliana já corre atrás de Leôncio e se afasta, sob o olhar frio de Almeida. Kamau e Sapião ainda se olham, espantados. Teresa e Beatrice estranham e perguntam se os dois já se conheciam. Sapião fica sem palavras e Kamau procura esconder a emoção e diz que é novo por ali. Nestor e Irani continuam confusos diante de Guilherme que orienta que eles sejam renomados na vila, pois pagam impostos mais que os outros por causa do armazém. Quintiliano encara Filipa. Tomás e Violeta observam. Filipa surpreende Quintiliano com um abraço. Átila e Miguel caminham juntos, mas Átila sempre olha para trás, nervoso. Miguel assegura a Átila que comprou a liberdade dele e que ninguém mais vai persegui-lo. Átila diz a Miguel que sofreu muito no cativeiro e que não conseguiu achar sua filha. Maria Isabel tem uma mantinha nas mãos. Ela fala alto, querendo ser ouvida. Dorinha observa, escondida, por entre as árvores. Maria Isabel percebe sua presença, mas finge que não a viu. 
Leôncio surge correndo e assusta Maria Isabel que o repreende. Maria Isabel se interrompe, pasma, ao ver Juliana surgir, correndo atrás de Leôncio. Almeida está diante de Kamau, Teresa e Beatrice e pede para voltar uma outra hora para conhecer Leôncio. Kamau anda pela rua e encontra Sapião. Os dois se abraçam, emocionados. Sapião revela a Kamau que fez o que ele ordenou anos atrás, para salvar a menina e cuidar dela a vida inteira. Kamau diz a Sapião que ele já está um homem. Miguel é cercado por homens com facões e foices e Átila pede que o deixem em paz. O líder encara Miguel por um tempo, mas o deixa partir. Quando Miguel e Átila vão passando cautelosamente, um dos homens segura Átila que reage bruscamente e uma luta começa entre eles.

Os resumos dos capítulos são disponibilizados pelas emissoras e estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.

Fonte: TV Novelas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: