Confira o alimento surpreendente para prevenção do câncer

Muitos apreciadores de gastronomia torcem o nariz àqueles que usam e abusam do ketchup. Mas ao que parece este alimento tem até 'super poderes'


Câncer no Estomago

Câncer no Estomago Foto: Veja

Os sintomas de câncer no estômago incluem indigestão e azia frequentes, entre outros. Todavia, é possível reduzir drasticamente o risco de desenvolvimento desta doença gástrica através de algumas mudanças alimentares. Aliás, e surpreendentemente, os amantes de ketchup tem finalmente um motivo para se regozijarem.

De fato, os cientistas acreditam que comer aquele condimento ajuda a proteger o organismo de contrair câncer do estômago. Um grupo de investigadores da Universidade Politécnica de Valência, em Espanha, observou os efeitos do lipoceno no organismo. O antioxidante encontra-se presente no molho de tomate e os acadêmicos creem que é capaz de aumentar os níveis de bactérias saudáveis presentes no intestino.

Surpreendentemente, o lipoceno é mais potente no molho do que no fruto fresco. Tal acontece devido ao processo de cozedura, que permite uma melhor absorção daquele antioxidante pelo corpo. Aumentar os índices de ingestão de bactérias saudáveis apresenta inúmeros benefícios para a saúde – podendo até, segundo os cientistas espanhóis, reduzir a possibilidade de ocorrência de câncer gástrico.

Estudos anteriores já tinham demonstrado que o tomate inibe o crescimento de células cancerígenas, contribuindo para repelir a doença. Apesar da pesquisa estar ainda num estado inicial, os especialistas esperam que os dados apurados sejam úteis em futuros tratamentos direcionados para a doença. O câncer gástrico é a segunda maior causa de morte relacionada com a doença em todo o mundo. É estimado que ocorram 650 mil mortes e 880 mil novos casos deste tipo de câncer por ano, sendo que dois terços ocorrem em países em desenvolvimento.

Fonte: Notícias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: