Educação

Confira dicas para a redação e possíveis questões do Enem 2016

Especialistas reuniram questões sobre Ciência da Natureza, Ciências Humanas e Tecnologias frequentemente presentes nas provas

Sexta - 04/11/2016 às 11:11



Foto: © PixaBay Dicas Enem
Dicas Enem

Baseados nas provas dos anos anteriores e em temas atuais, especialistas dão dicas sobre tópicos que possivelmente cairão na prova do Enem 2016. As informações foram reunidas pelo Portal IG.

Confira e prepare-se!

Redação

Ao receber a prova, verifique o tema da redação, aconselha a professora Maria Custódio, do laboratório de redação do colégio Objetivo. Na sequência, "volte para a resolução das questões enquanto pensa no desenvolvimento do texto. Com isso, economiza tempo”.

“Inclusão dos portadores de necessidades especiais, o fenômeno da transição democrática e a sua relação com as redes sociais, o esporte como fator de inclusão social, o acesso à cultura e o consumo sustentável” são temas que podem ser abordados.

Ciência da Natureza e suas Tecnologias

O professor de química da Escola Dínamis, Clayton Moreira Rosman, destaca as questões envolvendo termoquímica, separação de misturas, radioatividade, ciclos do carbono e do nitrogênio, deslocamento de equilíbrio e as funções inorgânicas.

Perguntas sobre uma nova forma de modificação genética, conhecida como "Crispr", deve também devem estar na prova, salientou o professor de biologia do cursinho do Anglo Nelson Castro.

Já o professor de biologia da Escola Dínamis Andre Rodrigues Junqueira frisou que “ecologia, como a preservação ambiental, a poluição e o desequilíbrio ambiental, são conteúdos que sempre estão na prova", bem como temas ligados à evolução humana, focando nas teorias Lamarckista, Darwinista e Neodarwinista e nos mecanismos de espécie.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

O professor de História, Filosofia e Sociologia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, ressalta a possível presença de temas sociais como "os direitos humanos, o empodeiramento feminino e o racismo".

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: