Ciência & Tecnologia

Confira cinco sites com cursos online grátis de Excel

Aprenda a usar o editor de planilhas da Microsoft gratuitamente.
Fonte: Techtudo | Editor: Redação 28/12/2017 10:21
Excel ExcelFoto: Oficina da Net

Fazer um curso de Excelonline e grátis pode ajudar a conseguir uma vaga de emprego ou estágio. Diversas instituições oferecem aulas em texto e vídeo para quem precisa aperfeiçoar os conhecimentos sobre o editor de planilhas da Microsoft — alguns têm até certificado de conclusão. Veja abaixo cursos de Excel para diferentes níveis de conhecimentos e aprenda a organizar dados, fazer contas, criar gráficos, aplicar fórmulas, além de outras funções avançadas.

As 68 fórmulas mais usadas do Excel

1. Escola do Trabalhador

O site Escola do Trabalhador é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e oferece diversas aulas online gratuitas com o objetivo de qualificar os trabalhadores brasileiros e, consequentemente, reduzir o desemprego. Uma das lições dos cursos oferecidos é a de “Introdução ao Excel”, voltada para quem deseja aperfeiçoar o conhecimento elementar sobre planilha de cálculos.

O curso tem duração de 40 horas e pode ser feito em até dois meses. Para tanto, basta se inscrever no próprio site, informando nome, CPF e e-mail. Você receberá em sua caixa de entrada um link para começar as aulas. Ao concluir o estudo, o aluno recebe um certificado online.

2. Escola Virtual

Desenvolvida pela Fundação Bradesco, a Escola Virtual oferece uma série de cursos gratuitos online, entre eles, o de Excel. As lições estão disponíveis nos níveis básico, intermediário e avançado para as versões 2007, 2010 e 2013 do programa. Divididos em diferentes módulos, os cursos apresentam durações distintas: o Excel Intermediário 2010, por exemplo, pode ser concluído em 10 horas, enquanto o Avançado 2007 requer 31 horas de dedicação.

Os interessados devem fazer um cadastro, que leva aproximadamente cinco minutos. Após essa etapa, o login e a senha de acessos serão enviados por e-mail para o usuário. Ao realizar o primeiro acesso, é importante desativar o bloqueador de pop-up para conseguir visualizar a plataforma. Além disso, o desenvolvedor recomenda que, para uma melhor experiência, o navegador usado seja o Internet Explorer. Ao concluir o curso, o usuário ganha um certificado online, que pode ser impresso.

3. Projeto Meu Brasil

O Projeto Meu Brasil é resultado da união de diversas empresas e instituições. Seu objetivo é promover a capacitação profissional utilizando a educação e a tecnologia como as principais ferramentas. A iniciativa oferece cursos online gratuitos. Em relação ao Excel, há as seguintes opções: “Curso de Excel”, ideal para quem deseja aprender a mexer na ferramenta; “Função SE Excel”, para quem já tem algum conhecimento e quer entender como se usa a função SE; e “Funções Importantes do Excel”, que reúne os principais recursos do programa. As videoaulas têm duração de 28, 12 e 29 minutos, respectivamente.

Para começar a fazer o curso de interesse, é necessário realizar um breve cadastro no site. Ao final, o usuário realiza um teste de conhecimentos e, se obtiver nota igual ou superior a sete, a impressão do certificado de conclusão é liberada.

4. Treinamento em vídeo Microsoft

A Microsoft, empresa que desenvolve o Excel, oferece cursos em vídeo gratuitos para os seus usuários, com ensinamentos sobre como usar a plataforma. Há lições sobre “Pastas de trabalho e células”, “Tabelas, gráficos e análises e Fórmulas” e “Tabelas Dinâmicas e colaboração”.

Não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro: basta acessar o conteúdo de interesse, assistir aos vídeos e ler as dicas escritas ao longo da página. Como a ideia é ajudar o usuário em sua performance no programa ─ e não exatamente ser um curso ─, não há emissão de qualquer certificado.

5. Cursou

O Cursou é uma plataforma de cursos online gratuitos que disponibiliza o “Curso de Excel online grátis – do Básico ao Avançado”. Em quase três horas de videoaulas, a lições prometem abordar diferentes tópicos sobre o programa. A atividade é dividida em 10 aulas, com um vídeo para cada. Para usar, não é necessário realizar qualquer tipo de cadastro, mas o curso também não emite certificados de conclusão.

Comentários