Saúde

Confira as regras de ouro para ter um sono de qualidade

Se quer começar a dormir que nem um bebê todas as noites, veja o que deve incorporar ao dia a dia e o que precisa evitar

Sexta - 05/05/2017 às 16:05



Foto: divulgação Aprenda a dormir para ter um sono tranquilo
Aprenda a dormir para ter um sono tranquilo

São vários os fatores que interferem com a capacidade de adormecer e manter um sono tranqüilo, contudo, uma boa parte deles pode ser evitada. No livro "The Science of Sleep", a revista Time compila descobertas da ciência e dos especialistas do sono sobre o ato de dormir, conseguindo, assim, traçar aquelas que são as regras de ouro para uma noite calma.

De acordo com a publicação, eis algumas dicas do que deve, então, fazer:

1 – Pare de adiar o despertador. Nem sempre é fácil ‘saltar’ da cama ao primeiro toque, mas este deve ser um hábito que deve obter o quanto antes, pois o adiar constante do despertador não só pode aumentar os níveis de stress e irritação como proporciona um sono de péssima qualidade.

2 – Sabia que permanecer o dia todo fechado no escritório interfere com a qualidade do sono? Um estudo publicado pelo Journal of Clinical Sleep Medicine indica que as pessoas que recebem menos luz solar ou se encontram mais tempo em locais fechados e com luz artificial tendem a dormir, em média, menos 46 minutos do que aquelas que costumam ver a luz do dia.

3 – Nada de tablets, smartphones, consoles ou computadores portáteis na cama. Na prática, tudo o que tiver uma tela e luz artificial deve ser banido. Um estudo publicado na Proceedings of The National Academies of Sciences concluiu que o uso destes gadgets à noite pode baixar os níveis de melatonina (hormônio que promove o sono).

4 – Esqueça o copo de vinho ao jantar; beba-o antes, ao almoço. Uma investigação citada pela Time sugere que a ingestão de álcool à noite ativa as ondas cerebrais e faz com que as pessoas adormeçam mais depressa… mas a qualidade de sono ao longo da noite é terrível.

5 – Procure ajuda médica. Seja devido à existência de apneia do sono ou simplesmente porque não se consegue pregar o olho durante a noite, a ajuda médica é sempre uma alternativa válida, pois só assim é possível determinar tudo o que está a interferir com a qualidade do sono.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: