Geral

Confira as orientações que a PRF passa aos motoristas que vão viajar

dicas PRF BRs viagem

Quinta - 03/03/2011 às 14:03



Com a aproximação do feriado de carnaval, aumenta a preocupação da PRF em garantir a segurança de todos que transitarem pelas rodovias federais no período. Sendo assim, seguem algumas dicas para se ter uma viagem mais segura.

1ª DICA: Programe sua viagem

Não deixe para sair de casa de última hora, apressado. Assim, você evita levar consigo uma carga de estresse que diminuirá a concentração na hora de dirigir. Por isso, programe-se com antecedência razoável.

2ª DICA: Faça do trecho entre sua casa e o destino, a primeira atração da viagem

A pressa para chegar tem causado mortes nas estradas. Não é uma, duas ou três horas que vão fazer diferença em uma viagem de carnaval, mas um acidente pode não apenas estragar o feriado como deixar seqüelas para o resto da vida.

Quando você decide parar no meio do caminho para tomar uma água, um café ou fazer um lanche, você contribui das seguintes formas:

a) com você mesmo! Isso porque, ao parar, descer do carro, saindo da posição de sentado na qual você estava há muito tempo, faz o sangue circular e melhora a oxigenação do cérebro, o que contribui para aumentar o reflexo e, assim, a possibilidade de reagir de prontidão a alguma eventualidade e evitar acidentes;

b) com a PRF! Isso mesmo, pois o trabalho da PRF é voltado para garantir a sua segurança. Se o motorista para, reoxigena o cérebro e sai mais apto para dirigir, estará mais preparado para dirigir melhor e evitar acidentes. Com menos acidentes, você salva vidas e permite que a PRF dedique ainda mais tempo no combate ao tráfico de drogas, armas, animais, crianças e adolescentes;

c) com a economia local! Já parou para pensar o quanto é importante para a economia de um município do interior a sua visita? Pare, consuma alguma coisa, faça circular renda também por ali! Pense grande, faça sua parte!

3ª DICA: Tomadas as decisões acima, verifique as condições do seu veículo

Faça a revisão dos itens mais importantes do seu veículo, aliás, é dentro dele que você estará levando seu maior patrimônio: sua família e amigos!

Verifique se os pneus estão com boa calibragem e se não estão carecas; se os cintos de segurança estão em condições de uso; se a iluminação do veículo está em perfeitas condições; se o motor não vai prejudicar seu passeio.

Fonte: prf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: