Confira 8 eventos ligados ao Enem que merecem atenção

Muitos acontecimentos estão marcados para janeiro, por isso toda atenção é pouca


Enem

Enem Foto: Imaginie

O ano acabou de começar, mas aqueles que desejam ingressar em um curso superior não podem perder tempo. Em janeiro, tem uma série de eventos previstos para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Já aqueles que ainda não fizeram as provas do Enem, podem ficar atentos para o calendário que deve ser divulgado nos próximos meses.

Pensando na rotina destes estudantes, preparamos uma lista dos eventos que merecem atenção neste começo de ano. Confira:

1. Resultado do Enem

Sem dúvida, que um dos acontecimentos esperados é o resultado do Enem 2017, pois, a partir dele, o estudante vai poder se programar os programas que dele dependem: SiSU, Fies e ProUni, por exemplo. Neste ano o resultado deve ser liberado no dia 19 de janeiro, na Portal do Participante.

2. Consulta por vagas SiSU 2018/1

Desde o dia 12 de dezembro, os estudantes podem consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) as vagas que serão oferecidas em 2018/1. Ao todo, devem ser disponibilizadas quase 240 mil vagas em 130 instituições públicas de ensino superior. Veja os detalhes.

3. Inscrições no SiSU

Depois de divulgado o resultado do Enem 2017, os interessados poderão se inscrever para as vaga oferecidas pelo SiSU. Neste caso, o prazo estará aberto entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, com resultado no dia 2 de fevereiro. A participação é facultada aos estudantes que fizeram as provas do último Enem, com nota acima de zero na prova de redação.

4. ProUni 2018/1

Outra iniciativa do Governo Federal que utiliza as notas do Enem é o Programa Universidade Para Todos (ProUni). Podem se inscrever os estudantes com média mínima de 450 pontos e que comprove renda, dentro dos critérios previstos. O ProUni oferece bolsas, integrais e parciais, em cursos de graduação de instituições privadas. O calendário do programa ainda não foi divulgado, mas nos anos anteriores tais divulgação foram feitas logo após o resultado do Enem.

5. Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também não está com o calendário definido, apesar de ter novas regras definidas. É importante que aqueles estudantes interessado em financiar esteja atentos às regras e a divulgação do cronograma para o primeiro semestre.

6. Vagas Remanescentes

Em geral, os programas que dependem do Enem abrem prazo para o preenchimento de vagas remanescentes. Alguns deles oferecem oportunidades para estudantes que participaram de outras edições do exame, por isso, após os resultados, os candidatos que não foram selecionados podem ter uma segunda chance.

7. Outros processos seletivos

Além da oferta de vagas pelos programas do governo, algumas instituições usam as notas do Enem em seus processos seletivos. Na Lista de Adesão ao Enem e SiSU do Brasil Escola estão as instituições públicas, mas algumas da rede privada também oferece vagas pelo Enem.

8. Enem 2018

Sim, é hora de pensa no Enem 2018. Apesar de não ter data para a divulgação do Edital, que geralmente acontece é maio, o começo do ano é tempo propício para estudos. 

Fonte: Brasil Escola

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: