Saúde

Confira 5 mitos e verdades que você precisa saber sobre o Açaí

O melhor é que esse fruto é cheio de benefícios para a saúde, mas, por ser tão popular, acabam surgindo algumas falsas informações sobre o alimento

Quinta - 28/02/2019 às 16:02



Foto: Reprodução Açaí
Açaí

Seja consumido geladinho e doce ou no prato principal com farinha de mandioca acompanhando um peixe, o açaí é amado nos quatro cantos do Brasil. O melhor é que esse fruto é cheio de benefícios para a saúde, mas, por ser tão popular, acabam surgindo algumas falsas informações sobre o alimento. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 mitos e verdades sobre o açaí que você precisa conhecer - e também uma receita funcional com o fruto.

1. O açaí engorda?

Mito mais comum sobre o açaí. O fruto possui em média 60 kcal/100g, ou seja , baixo valor calórico se consumido individualmente em forma de sucos, sorvetes à base de água ou cremes. O problema é que no Sul e Sudeste do Brasil o consumo de açaí se dá na forma de polpa com xarope de guaraná, frutas e granola, o que de fato eleva muito o valor calórico da preparação.

Estudos indicam que, ao contrário do que se pensa, o açaí pode ser um grande aliado no combate da obesidade e controle do diabetes tipo 2 por ser rico em lipídeos e fibras, e pobre em carboidratos, além de possuir baixo índice e carga glicêmica que não causam picos de glicemia.

2. O açaí previne doenças?

Verdade. Por ser rico em vitaminas, minerais e ter uma ação antioxidante potente e anti-inflamatória, o açaí é um grande aliado contra os radicais livres; auxilia na eliminação de toxinas do fígado; e ajuda no controle do colesterol, pois possui propriedades que agem na redução do colesterol total.

Na prevenção contra o câncer, o fruto pode ser um aliado em decorrência do teor elevado de antocianinas, que auxiliam na regeneração celular, na modulação das funções cognitivas e motoras, melhoram a memória e previnem o declínio da função neural, além de serem excelentes para o combate dos processos alérgicos, bem como atuando como aliadas do coração, pois ajudam na vasodilatação e inibem a oxidação lipídica.

3. O açaí reduz o desejo por doces?

Verdade! Incrivelmente esse fruto pode sim auxiliar na redução do desejo por doces, pois possui em sua composição uma grande quantidade do mineral Cromo, que exerce efeitos sobre a insulina, promovendo saciedade e diminuindo a vontade de comer alimentos ricos em açúcares. Para as mulheres, o consumo do açaí ajuda a combater os sintomas da TPM e melhorar o controle alimentar no período menstrual.

4. O açaí pode transmitir Doença de Chagas?

Em partes, sim. Se a higienização do fruto não for feita corretamente, o açaí pode transmitir Doença de Chagas. Porém, devemos ressaltar que não é o açaí que transmite a doença e sim o consumo de alimentos contaminados por insetos infectados com o parasita trypanosoma cruzi.

5. O açaí previne anemia?

Em partes, isso é verdade. Mas não é a quantidade de ferro presente no açaí que auxilia no combate da anemia e sim a grande quantidade de vitamina C presente no fruto, que, se ingerido com alimentos que são fonte de ferro, como feijão, auxilia na absorção do ferro não heme.

Por essas e outras razões, disponibilizamos abaixo uma receita de suco de açaí que, além de refrescante, irá te proporcionar todos os benefícios do fruto. Aproveite!

Vitamina funcional de açaí e chia sem glúten e sem lactose

Ingredientes:

Modo de preparo:

Retire o açaí do congelador e deixe a polpa em temperatura ambiente por 5 minutos. Coloque o açaí e o morango no liquidificador, a água de coco e bata até formar um creme. Retire, coloque em taças e acrescente a chia. Caso você prefira mais doce, pode bater com 1 banana madura ou com xilitol.

1 polpa de açaí congelada

1 copo com água de coco ou água mineral

1 xícara (chá) de morangos frescos ou congelados

1 colher (sopa) de chia

Xilitol ou banana a gosto para adoçar

Fonte: Minha Vida

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: