Saúde

Confira 4 doenças que podem estar por trás da sua dor de garganta

Incômodo pode ser sintoma de infecções, como amigdalite, alergias e até refluxo gastroesofágico

Terça - 12/12/2017 às 16:12



Foto: health.com Dor de Garganta
Dor de Garganta

Dificuldade para engolir ou falar, rouquidão, mau hálito, febre e dor são alguns dos sintomas da dor de garganta, problema frequente tanto em adultos quanto em crianças e que pode ter como causa diversos fatores. Abaixo, o otorrinolaringologista da Clínica Dolci em São Paulo e professor da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Dr. Ricardo Landini Lutaif Dolci, explica quais são as principais.

Amigdalite

Ocorre devido à inflamação das amígdalas, que ficam localizadas entre a boca, o nariz e a garganta e são grandes aliadas do nosso sistema imunológico. São formadas por tecido linfoide, o mesmo tecido das adenoides. Elas desenvolvem a função de produzir anticorpos para o combate aos micro-organismos causadores de doenças da mucosa respiratória e do aparelho digestório, que invadem nosso corpo pelo ar ou na alimentação.

Alergias

Podem causar dor de garganta por causa de substâncias presentes no ar que causam alergia, como ácaros, corante, poluição, pólen e também pela ingestão de algum alimento ao qual o indivíduo seja alérgico.

Refluxo gastroesofágico: Esse é um problema que pode causar inflamação da garganta devido ao retorno anormal do conteúdo ácido do estômago, podendo chegar até a região laríngea, com isso ocasionando uma irritação da mucosa respiratória e causando consequentemente esse desconforto.

Laringite

É causada geralmente por vírus ou até mesmo abuso vocal, que causa a irritação da região das vias aéreas onde ficam localizadas as cordas vocais. O problema desencadeia uma redução na sua capacidade de vibrar, levando à rouquidão, perda da voz e em alguns casos pode até ocasionar dor de garganta.

“Caso sinta algum desconforto na região por mais de uma semana evite partir para automedicação e seguir receitas caseiras milagrosas, e procure um otorrinolaringologista, para um melhor diagnóstico. E lembre-se quanto mais rápido o tratamento, menores são as chances de que a doença se agrave”, finaliza Dr. Dolci.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: