Conferência reúne municípios piauienses para discutir diretrizes do Sistema de Assistência Social


XII Conferência Estadual de Assistência Social

XII Conferência Estadual de Assistência Social Foto: Ascom

Representantes da capital e dos municípios do interior do Piauí participam da XII Conferência Estadual de Assistência Social, no auditório do Atlantic City, em Teresina. Nesta segunda-feira (16), o governador Wellington Dias comandou a solenidade de abertura do evento, que segue até esta quarta-feira (18). O secretário municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, também participou da abertura.

Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único da Assistência Social (Suas)”, a conferência tem como objetivo avaliar o papel da Assistência Social na seguridade social e na proteção social não-contributiva; avaliar a afirmação dos direitos socioassistenciais como instrumento de enfrentamento das desigualdades; discutir a efetivação do direito à participação social na prática cotidiana; e dialogar acerca do II Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026), debatendo as prioridades elencadas, a fim de analisar se as ofertas de proteção social por meio do Suas têm contribuído para a melhoria das condições de vida e empoderamento dos usuários.

Após a solenidade de abertura, a coordenadora geral de acompanhamento aos beneficiários do SUAS, Maria Valdênia Santos Sousa, proferiu a palestra magna do evento e falou aos presentes sobre os avanços e desafios da Assistência Social no Brasil e no Piauí. Em seguida foi realizada a posse solene dos novos membros do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS).

O secretário da Semcaspi, Samuel Silveira, destaca a importância da integração entre Estado e Municípios na promoção das políticas socioassistenciais. “Já realizamos nossa Conferência Municipal, que é um importante momento para se formular ideias e soluções sobre nossas ações, e agora é a vez da conferência estadual, onde vamos enriquecer o debate e integrar as ações de todos os municípios do Piauí, juntamente com as políticas de Estado, para que possamos avançar na prestação de serviços sociais e de cidadania”, comenta.

Fonte: Semcaspi Teresina

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: