Geral

Conferência aborda tratamentos para AVC, aneurisma e tumores no cérebr

conferencia avc aneurisma tratamento

Domingo - 12/05/2013 às 23:05



Os avanços da neurocirurgia no tratamento de pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurisma e tumores cerebrais serão debatidos neste sábado (18), em Teresina, com a presença de dois neurocirurgiões do Brasil: Antônio Aversa, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e Eberval Gadelha, professor da Universidade de São Paulo (USP). O evento tem inscrições gratuitas e vai acontecer durante todo o dia, no auditório do Instituto de Neurociências do Piauí, localizado na zona Sul de Teresina.

As doenças debatidas durante a conferência Neurocirurgia em Foco apresentam incidência significativa no Brasil. O AVC, por exemplo - que também é conhecido como “derrame cerebral” e acontece quando há a interrupção súbita das funções cerebrais , afetando e lesando as células nervosas -, é a principal causa de mortes no país, de acordo com informações do Ministério da Saúde. Em uma posição nada confortável, o Piauí aparece como o 3º estado da federação com o maior percentual de óbitos ocasionados pelo derrame.

Com uma programação durante todo o dia, o evento será composto por duas palestras, além das discussões envolvendo casos clínicos. Durante a manhã, o professor da Faculdade de Medicina da USP, Eberval Gadelha, vai abordar casos como AVC, aneurisma e outras lesões cerebrais. Em seguida, no turno da tarde, será a vez de Antônio Aversa do Souto, que atua no INCA, no Rio de Janeiro (RJ), debater sobre os tumores cerebrais, tanto malignos quanto benignos.

“Os dois conferencistas são neurocirurgiões com destaque nacional em suas respectivas áreas de atuação. Ao trazer estes profissionais ao Piauí, buscamos a melhor qualificação e formação dos médicos da região”, enfatiza o neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale, que é um dos organizadores do evento. Segundo ele, o objetivo é que a geração de conhecimento reflita na qualidade do tratamento ofertado à população e ajude as equipes de saúde a evitar complicações.
A conferência tem entrada gratuita e é direcionada a todos aqueles que desenvolvem atividades na área da saúde, especialmente neurocirurgiões, neurologistas e outros médicos. A atividade é parte das comemorações pelos três anos de funcionamento do Instituto de Neurociências do Piauí e vai acontecer no auditório do local, situado na Rua Bartolomeu Vasconcelos nº 2440, Ilhotas, zona Sul de Teresina. Maiores informações pelo telefone 3216 6656.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: