Geral

Conduzir sem capacete lidera lista de infrações em 2011

infração capecete principal Piauí

Quarta - 11/01/2012 às 14:01



Foto: divulgação Perigo andar sem capacete e levando crianças
Perigo andar sem capacete e levando crianças
 Conduzir motocicleta sem usar capacete foi a infração mais cometida durante todo o ano de 2011 em Teresina, registrando 5.885 ocorrências em um universo total de 16.773 infrações praticadas de janeiro a dezembro, segundo informações do mapa geral de notificações da Companhia Independente de Policiamento de Trânsito (Ciptran).

Seguem no topo da lista a condução de veículo sem possuir CNH e direção de veículo não registrado/licenciado, nas segunda e terceira posições respectivamente, com 4.245 e 2.477 infrações, ambas na categoria gravíssima.

Apesar das constantes blitzen e ações educativas promovidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), dirigir sob influência de álcool foi a 6ª infração mais cometida em 2011, atingindo a marca de 286 ocorrências. Esse número representa um aumento de 27% comparado aos dados de 2010, quando foram registradas 225 infrações desta natureza.

De acordo com a diretora da Escola Piauiense de Trânsito, Gemma Barroso,os números demonstram que o trabalho de educação e conscientização deve ser uma prática constante. “Realizamos campanhas de conscientização e educação para o trânsito não somente nos períodos de festas e férias, e sim durante todo o ano, com o intuito de trazer uma mensagem duradoura de prudência e responsabilidade aos condutores”, explica.

Ainda segundo o mapa, em 2011 foram recolhidos 4.079 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 1.551 Carteiras Nacionais de Habilitação (CHNs), além da remoção de 2.502 veículos para o pátio do Detran.

Fonte: ccom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: