Comunidades de terreiro comemoram o dia da Umbanda

comemora dia umbanda comunidade


A Rede Estadual de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (RENAFRO-PI), realiza na tarde de ontem (14) uma cerimônia em comemoração ao Dia da Umbanda no Brasil. A data foi oficialmente instituída pela presidenta da República, Dilma Rousseff, através da Lei 12.644, de 16 de maio de 2012, também assinada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) e pelo Ministério da Cultura (Minc). A proposta de oficialização da data surgiu com o Projeto de Lei da Câmara nº 187, de 2010, que teve como justificativa o direito constitucional à liberdade de crença e ao livre exercício dos cultos religiosos.



"É importante lembrarmos também que nesse dia, há 105 anos, acontecia o ressurgimento da Umbanda através do médium Zélio Fernandino de Moraes e o mentor espiritual Caboclo das Sete Encruzilhadas. Ele fundou o primeiro terreiro de Umbanda no Brasil", explica Eufrausina de Iansã, coordenadora da RENAFRO-PI.



O evento acontece a partir das 16h na avenida Maranhão, onde ficava o antigo santuário de Iemanjá. "Escolhemos esse local porque em breve ele será reativado com a colocação de uma nova imagem de Iemanjá. Os umbandistas terão esse local para fazer suas preces a essa Orixá", afirma Eufrasina.

Fonte: assessoria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: