Cidade

Comunidade Santa Teresa recebe nova UBS

Investimento na UBS foi de R$ 872.406,35

Segunda - 13/08/2018 às 15:08



Foto: Ascom UBS na Comunidade Santa Teresa
UBS na Comunidade Santa Teresa

A Prefeitura de Teresina inaugurou na manhã desta segunda-feira (13) a Unidade Básica de Saúde Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, localizada no Povoado Santa Teresa, zona rural Leste da cidade. A Unidade Básica possui duas Equipes de Saúde da Família, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, e atende atualmente a quase 1.700 pessoas das localidades Santa Teresa, Santa Rita, Caminho Novo, Lagoa de Dentro, Kalang e Árvore Verde.

“Mais de 13 comunidades vão usufruir dessa unidade. Ficamos acompanhando toda a obra durante um ano e seis meses para vermos de perto o andamento da construção em prol das nossas comunidades. E estamos orgulhosos de hoje fazermos parte deste momento de entrega da obra”, disse Raimundo Violeiro, do Povoado Santa Teresa.

Para a construção da UBS Santa Teresa houve o total de investimento de R$ 872.406,35. A UBS tem quatro consultórios odontológicos, dois consultórios médicos com sanitário em anexo, três consultórios indiferenciados para acolhimento, sala de administração, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, dois banheiros para funcionários, copa, sala de inalação coletiva, farmácia, sala de curativos, sala de observação, sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de marcação de consultas, sala de espera, área coberta para atividades, depósito de resíduos contaminados, depósito de resíduos recicláveis, depósito de resíduos comuns, cisterna, estacionamento descoberto, via de acesso, lixo normal, lixo perfuro cortante, lixo contaminado, circulação, passeio público, calçada cimentada, área externa para embarque e desembarque de ambulância, via de veículos e jardim.

“Acredito que todos nós desejamos uma saúde pública de qualidade. Nós somos absolutamente otimistas em relação à construção do Sistema Único de Saúde (SUS). Quero fazer algumas considerações sobre nossa saúde pública. O SUS é um projeto em construção. Ele, ao longo das últimas décadas, teve várias áreas políticas setoriais implementadas. O SUS, ao longo do tempo, já produziu muitos resultados, como redução da mortalidade infantil, aumento de cobertura vacinal e aumento da expectativa de vida. Mas o fundamental de tudo isso é construir algo em que todos venham a ser atendidos de forma integral”, afirmou o prefeito Firmino Filho.

O prefeito pontuou ainda que Teresina realiza muito investimento em saúde. “Temos uma das maiores máquinas de saúde do país. Somos cobertos 100% pelo Saúde da Família. Só que nós fazemos saúde planejada para nossos habitantes da cidade, mas somos obrigados a receber pessoas de todo o Estado do Piauí”, disse Firmino Filho, garantindo que até o final do mandato irá entregar todas as Unidades Básicas de Saúde com novas instalações dentro do novo padrão exigido pelo Ministério da Saúde.

A UBS Santa Teresa recebeu o nome de Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, que nasceu em Amarante (PI), no dia 7 de setembro de 1925, filho de Miguel Arcoverde Vieira e de Augusta Mendes Arcoverde. Dr. Dirceu Arcoverde foi governador do Piauí e senador, assumindo o mandato em fevereiro de 1979 e durante sua primeira intervenção na tribuna dessa casa, quando pronunciava discurso relativo a problemas de saúde, no dia 9 de março, foi acometido de derrame cerebral, vindo a falecer.

Ao longo de sua vida foi ainda professor de anatomia do Instituto de Educação de Teresina e membro do conselho diretor da Universidade Federal do Piauí. Era casado com Maria José Wall Ferraz Arcoverde, com quem teve três filhos.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: