Como resolver o problema do áudio baixo nas conversas do WhatsApp

Segundo o técnico Edmilson Silva, da Rede Multi Assistência, trata-se de um defeito do microfone.


Ligações pelo WhatsApp

Ligações pelo WhatsApp Foto: © REPRODUÇÃO

Você gravou um áudio no WhatsApp, contou uma longa história ou ponderou diversos aspectos de uma conversa, mas na hora de mandar descobriu que a pessoa do outro lado não ouviu nada? Alguns usuários andam reclamando da gravação que, inexplicavelmente, sai muito baixa. Segundo o técnico Edmilson Silva, da Rede Multi Assistência, trata-se de um defeito do microfone. "Os novos celulares têm dois microfones, o microfone para fazer ligações pelo telefone e o secundário, que capta microfone ambiente e serve para viva-voz. O secundário é o utilizado pelo WhatsApp para gravação de áudios e para ligações pelo aplicativo e pode dar problema", afirma.

A solução costuma ser com a troca do microfone.

Mas há, sim, a possibilidade de acúmulo de sujeira ou bloqueio do microfone, provocado, por exemplo, por poeira, umidade, chuva, suor, vapor do banheiro. Isso também interfere na gravação do áudio. Nesse caso, o usuário pode tentar resolver sozinho, limpando a saída com a ajuda de um cotonete ou pincel. Rei do iPhone, assistência técnica "Os demais eram desgaste de hardware (peça danificada) e problemas no software (aparelho necessitando de formatação pelo iTunes). Nesse último, a pessoa manda o áudio e chega mudo do outro lado, mas em uma ligação funciona normal. É algo complexo e cada caso é um caso, só abrindo o aparelho para saber.

Não adianta dizer que é sujeirinha e vai resolver com cotonete", diz a empresa. A limpeza do microfone, por sinal, envolve em alguns casos algo mais complexo do que o famoso cotonete – mas não custa tentar antes de levar na assistência, né? "O microfone é muito sensível. Fazemos a limpeza com produto a base de isopropanol, mas esse processo pode danificar o alto-falante e o microfone, então tiramos tudo e colocamos de volta. Às vezes, não volta a funcionar e temos que colocar um novo. Em outras, a sujeira é na carcaça do aparelho e quando limpamos o canal, volta a funcionar", explica Fernando Melo, da assistência Futuro Smart. 

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: