Brasil

Como manter o corpo hidratado no verão de 2014. Confira a dica

dicas hidratação verão

Quarta - 01/01/2014 às 10:01



 O desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Atenção redobrada com as crianças ou para os que ficam muito tempo dentro da água. A sensação de frescor pode enganar e o não consumo de líquido desidratar. A nutricionista Ana Emília Rios lembra que a desidratação causa náuseas, vômitos e muito mal estar: “é comum no verão crianças não consumirem água ou suco uma vez que ficam muito tempo dentro de piscinas, e, ou brincando. Sendo assim pais e responsáveis precisam ficar mais atentos”.

Para repor a água perdida ao longo do dia, o ideal é criar o hábito de ingerir líquidos mesmo quando não se está com sede. Manter uma garrafa de água por perto é uma boa estratégica para não descuidar da hidratação do corpo.

Além dos dois litros de água necessários para manter o corpo hidratado, outros líquidos podem contribuir para garantir a hidratação, principalmente nos dias mais quentes:

Água de coco

Água de coco: além de refrescante, é saborosa e pode ser consumida tanto em sua forma natural como industrializada. A água de coco é pouco calórica e rica em vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de eletrólitos, perdidos com o suor por exemplo.

A água de coco ajuda a repor os nutrientes perdidos no suor / Crédito: Thinkstock

Frutas ricas em água

Podem ser ótimas aliadas da hidratação e ainda contribuem para uma alimentação mais equilibrada e rica em nutrientes. Frutas como abacaxi, melancia, melão, laranja, pera, uva e morango estão nessa lista.

Sucos de frutas

Sem açúcar, os sucos naturais ou feitos a partir de polpas congeladas são uma opção para não descuidar da hidratação e refrescar.

Fonte: Na mira

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: