Geral

Comitê estadual garante direitos para mulheres do meio rural

O comitê visa assegurar os direitos e o acesso à documentação, à terra, ao crédito, entre outros

Terça - 27/03/2018 às 12:03



Foto: Edna Maciel Solenidade de instalação do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais
Solenidade de instalação do Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), lançou, nessa segunda-feira (26), em solenidade realizada no auditório da SDR, o Comitê de Políticas Públicas para as Mulheres Rurais. Participaram da cerimônia, que também deu posse aos membros do comitê, representantes de associações e outras entidades, a senadora Regina Sousa, o deputado federal Assis Carvalho, a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Haldaci Regina, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, e o secretário de Governo, Merlong Solano, representando o governador Wellington Dias.

O comitê visa assegurar os direitos e o acesso à documentação, à terra, ao crédito, entre outros, e foi criado em reconhecimento às mulheres da agricultura familiar, assentadas da reforma agrária, crédito fundiário, extrativistas, quilombolas, pescadoras artesanais, indígenas, quebradeiras de coco, artesãs, entre outras, que nas suas atividades contribuem para a produção de alimentos saudáveis, manutenção da economia de suas famílias e comunidades, segurança e soberania alimentar e para o desenvolvimento rural sustentável e solidário do país.

A superintendente da Agricultura Familiar da SDR, Patrícia Vasconcelos, destacou a participação das secretarias, Coordenadoria da Mulher e de representantes dos movimentos socais na longa discussão para a criação do comitê. “Este é o momento para qualificar o nosso olhar e atuação nas políticas públicas de gênero para as mulheres rurais, o comitê é de âmbito estadual, mas também tem esta função de desenvolver políticas em nível estadual e federal”, disse Vasconcelos.

Patrícia acrescentou ainda que o comitê tem como missão e dever ampliar e integrar as políticas públicas e fazer a interlocução para a organização e qualificação das mesmas, a fim de que cheguem efetivamente às mulheres.

A superintendente citou como exemplo de programas da SDR, que já desenvolvem ações de forma eficiente voltadas prioritariamente para as mulheres do campo, o Projeto Viva o Semiárido (PVSA) e o Programa de Geração de Emprego e Renda no meio Rural (Progere II).

Representantes da SDR, Seduc, Setre, Seplan, Emater, Cojuv e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres compõem o Comitê de Políticas Públicas para Mulheres Rurais.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: