Mundo

Comitê do Senado aprova indicado por Trump para secretário de Estado

Rex Tillerson é ex-presidente da Exxon Mobil

Terça - 24/01/2017 às 11:01



Foto: Reprodução Rex Tillerson
Rex Tillerson

O Comitê de Relações Exteriores do Senado americano aprovou nesta segunda-feira (23) o nome de Rex Tillerson, ex-presidente da Exxon Mobil, para o cargo de secretário de Estado do governo do presidente Donald Trump.

A aprovação ocorreu por margem estreita: 11 votos a 10, com os republicanos do comitê aprovando Tillerson e os democratas se opondo à nomeação.

A aprovação dele era dada como incerta no comitê. Ao ser sabatinado, Tillerson foi criticado por membros do Partido Republicano por seus laços com o governo da Rússia.

Entre outros republicanos, o senador Marco Rubio, da Flórida, ameaçava votar contra a indicação de Tillerson. Tillerson deverá ser confirmado para o cargo em votação entre os 100 membros do Senado, onde os republicanos têm maioria com 52 lugares.

Embora não tenham congressistas o suficiente para bloquear uma indicação, democratas têm resistido e tentado atrasar as confirmações, atraindo críticas do governo de Trump.

Na segunda, o Senado aprovou o nome de Mike Pompeo, deputado republicano do Kansas, para chefiar da CIA (Agência Central de Inteligência).

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: