Comissão do Senado aprova criação de mais uma ZPE no Piauí

Zona de Processamento de Exportação será criada entre Pavussu e Eliseu Martins


Senador Ciro Nogueira (Progressistas)

Senador Ciro Nogueira (Progressistas) Foto: Assessoria

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou, nesta terça-feira (03), PLS 468 de 2011, do senador Ciro Nogueira (Progressistas) que autoriza a criação de mais uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Piauí, mais precisamente nos municípios de Eliseu Martins e Pavussu. A proposição é do senador Ciro Nogueira (Progressistas).

A ZPE é uma área de livre comércio destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem comercializados exclusivamente no exterior. Para o senador Ciro, a zona irá estimular o desenvolvimento econômico e a criação significativa de empregos na região.

“A ZPE vai permitir o desenvolvimento econômico do estado e impulsionar nosso parque industrial, promovendo a geração de empregos. Também vai reduzir os desequilíbrios sociais e regionais entre as unidades da federação”, afirmou.

A proposta foi aprovada na CAE em decisão terminativa, ou seja, segue direto para análise na Câmara dos Deputados.

Ciro lembrou que há uma expectativa de que os municípios piauienses possam escoar a produção da ZPE pela Nova Transnordestina, obra ferroviária de mais de 1700 Km. Segundo apontou o senador, quando estiver pronta, a ferrovia irá ligar o município de Eliseu Martins aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco, passando por 81 municípios.

“Isso possibilitará o transporte da produção da ZPE de forma muito mais econômica, o que permitirá que os produtos alcancem o mercado internacional a custos competitivos”, disse o senador.

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: