Arte e Cultura

Comissão discute confecção de esculturas da Praça dos Orixás

O espaço será construído no bairro São Joaquim.

Quinta - 24/11/2016 às 00:11



Foto: Ascom reunião de trabalho
reunião de trabalho

A comissão formada por pais e mães de santo esteve reunida, na terça-feira (22), para discutir a confecção das 13 esculturas que serão erguidas na Praça dos Orixás, monumento em homenagem às religiões de matrizes africanas, Umbanda e Candomblé.  O espaço será construído no bairro São Joaquim, área de intervenção do Parque Lagoas do Norte.

Durante a reunião, o artista Pereira Falazar, vencedor da seleção de artista plástico realizado pela Prefeitura de Teresina, apresentou três croquis de cada orixás e entidades para que a comissão escolhesse e fizesse sugestões.

“Um momento como esse é bom para ouvi-los e acertar o trabalho para que ele seja feito da melhor forma possível, representando a religiosidade deles. É importante essa conversa para todos”, afirmou Pereira Falazar.

A Praça dos Orixás vem sendo construída em diálogo com os pais e mães de santo desde a sua concepção. A comissão, além de escolher o artista plástico para confecção das esculturas, irá acompanhar o andamento das obras e a execução dos monumentos.

“Toda a Praça dos Orixás - desde a sua localização, a concepção e o desenho final do projeto - está sendo feita em diálogo com o povo de terreiro, numa demonstração clara de respeito à sua fé, à sua ancestralidade e à sua cidadania. E, como estamos fazendo desde o início, vamos continuar até o final de todo o processo”, afirma o coordenador do Programa Lagoas do Norte, Erick Amorim. 

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: