Política

Comissão de Estudos Territoriais aprova 21 acordos sobre litígios

Comissão de Estudos Territoriais divulgou o relatório geral dos trabalhos em 2017

Segunda - 18/12/2017 às 13:12



Foto: Laryssa Saldanha Reunião da Comissão de Segurança Pública
Reunião da Comissão de Segurança Pública

A Comissão de Estudos Territoriais da Assembleia Legislativa do Piauí, presidida pelo deputado Ismar Marques (PSB), divulgou o relatório geral dos trabalhos realizados durante o ano de 2017. Foram atendidos um total de 193 municípios piauienses. Depois da assinatura de acordo sobre os limites territoriais foram votadas e aprovadas 21 leis.

Também foram elaborados 31 pareceres nas reuniões da CETE. Também 24 projetos de leis foram encaminhados a comissão com pareceres. Atualmente, 3 processos estão tramitando na CETE.

Um total de 674 termos de acordo foram elaborados, e 528 termo de acordo entre os municípios estão assinados. Além disso, existem 146 acordos assinados parcialmente. Segundo as pesquisas a Comissão de Estudos Territoriais trabalhou em outros 182 processos de municípios, enquanto apenas 11 municípios fizeram apenas a requisição para assinar o acordo.

Foram enviados a Comissão de Constituição e Justiça os processos dos municípios de Beneditinos, Caldeirão Grande do Piauí e Campinas do Piauí. Também estão na CETE os processos de Queimada Nova, Patos do Piauí e Vera Mendes.

O deputado Ismar Marques destacou a importância da Comissão de Estudos Territoriais no desenvolvimento dos municípios. Afirmou que, “preserva o interesse das populações na aplicação dos recursos pelos gestores públicos".

Para Ismar Marques a avaliação dos trabaçlho neste ano é positiva porque os administradores municipais souberam compreender a importância da comissão e a necessidade dos acordos sobre os limites territoriais.

O deputado lembrou a morte de Sandro Antonio da Cunha Souza, que atuaou na comissão, ocorrida no dia 12 de novembro deste ano. Sandro representava o CREA–PI na Comissão de Estudos Territoriais.

Fonte: Alepi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: