Política

Comissão de Direitos Humanos discute programa de cotas nas universidades públicas

A senadora Regina Sousa denunciou o desmonte na política de apoio aos estudantes cotistas

Terça - 04/04/2017 às 10:04



Foto: Assessoria Regina Sousa presidente a reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal
Regina Sousa presidente a reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal

Uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pela senadora Regina Sousa (PT-PI), discutiu a política de cotas para negros, índios e alunos de escolas públicas nas universidades federais, que completa 15 anos agora em 2017. A audiência abordou a continuidade, o aperfeiçoamento das políticas públicas para beneficiar estudantes cotistas nas universidades.

A política de cotas nas universidades federais representou um grande avanço na busca da igualdade de oportunidades para todos os brasileiros e brasileiras, avalia Regina Sousa. “A garantia do acesso ao ensino superior é muito recente e nós precisamos manter essa garantia, principalmente para aqueles que são chamados de minoria”.

Assim como outros programas estudantis, como as Olimpíadas de Matemática e os cursos de graduação do Ciência Sem Fronteiras, extintos pelo governo Temer, a política de cotas nas universidades públicas do país está ameaçada. A redução de investimentos na área da educação ameaça a continuidade das políticas afirmativas e da política de permanência dos estudantes nessas universidades.

Os estudantes presentes ao debate revelaram que um dos maiores problemas é a evasão de estudantes cotistas por falta de recursos para se manter na universidade.  “Estamos entrando pela porta da frente e saindo pelas portas dos fundos. A questão do ingresso do jovem negro na universidade federal está presente na academia, mas as condições de permanência se transformam em uma luta a ser vencida diariamente”, afirmou Jonas Bispo dos Santos, estudante de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Participantes do debate sobre o sistema de cotas nas universidades públicas
Estudantes participam do debate sobre o sistema de cotas nas universidades públicas

Regina Sousa afirmou que está acontecendo um desmonte na política de apoio aos estudantes cotistas, com falhas graves que já estão sendo investigadas pela Vice Procuradora Geral da República, Dra. Déborah Duprat. “Cota é um instrumento de promoção da igualdade onde há desigualdade”, afirmou a senadora. 

“Queremos a permanência dos alunos nas universidades, temos de ter acesso aos dados sobre esses alunos cotistas e queremos a fiscalização a respeito das fraudes que acontecem. Se temos legislação, ela tem que ser cumprida”, finalizou Regina Sousa. 

Fonte: Redação/Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: