Brasil

Comissão da Câmara aprova criação da Universidade Federal do Cariri

UFCA criação aprovada comisão

Quarta - 16/11/2011 às 20:11



 A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou na quarta-feira (9) o Projeto de Lei 2208/11, do Executivo, que cria a Universidade Federal do Cariri (UFCA), com sede e foro em Juazeiro do Norte, no Ceará.

A nova universidade vai ser integrada pelos campi de Juazeiro do Norte, Barbalha e Crato, que serão desmembrados da Universidade Federal do Ceará (UFC). Além disso, são criados novos campi nos municípios de Icó e Brejo Santo.

A UFCA terá por objetivo ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária. Deverão ser oferecidos, de início, 27 cursos de graduação, com meta de 6.490 estudantes.

Inclusão educacional
O relator, deputado Eudes Xavier (PT-CE), diz em seu parecer, favorável ao projeto, que a nova universidade vai representar “notável ampliação e descentralização da oferta de ensino superior público e gratuito”.

Na avaliação do parlamentar, a UFCA vai proporcionar oportunidade de acesso ao ensino superior e, portanto, “inclusão social a considerável parcela da população que não poderia arcar com as despesas incorridas para frequentar universidades públicas distantes de seu domicílio ou com as mensalidades cobradas por faculdades particulares”.

Eudes Xavier acrescenta que os benefícios vão além, pois também asseguram a ampliação da geração de conhecimentos científicos e tecnológicos, promovendo o desenvolvimento de toda a região do Cariri e seu entorno, beneficiando uma população superior a 500 mil habitantes.

Tramitação
Sujeito à apreciação conclusiva, o projeto segue para análise das comissões de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: agcamara

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: