Brasil

Comissão critica falta de transparência em Operação Carro-Pipa

Câmara denuncia operação carro pipa

Quinta - 27/11/2014 às 18:11



Foto: O Dia Carro-pipa abastece a sede do Vasco com água após Cedae cortar fornecimento
Carro-pipa abastece a sede do Vasco com água após Cedae cortar fornecimento
O presidente da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, deputado Domingos Neto (Pros-CE), criticou a falta transparência na contratação de carros-pipa e cobra investigação de denúncias, como a de venda de água.

A comissão discutiu  ontem (26) a eficiência e a isonomia da Operação Carro-Pipa, que abastece mais de três milhões de pessoas em estados do semiárido nordestino e alguns municípios do norte de Minas Gerais.

A Operação Carro-Pipa é regulamentada por portaria conjunta dos ministérios da Integração Nacional e da Defesa, de 2012, que coloca o Exército brasileiro como principal executor do programa.

O general de brigada do Exército Antônio Eudes, que participou do debate, reconheceu problemas de fiscalização, mas ressaltou que toda denúncia de fraude é apurada. \'\'Eu imagino que várias denúncias não chegam diretamente até nós. De alguma forma vão chegar indiretamente, ainda que por Brasília. Isso ocorre muito. O importante, reitero e posso garantir, toda denúncia é apurada\'\'.

Antonio Araújo/Câmara dos Deputados
Audiência Pública para tratar do abastecimento de água por carros-pipa, nas áreas afligidas pela seca. Elcio Alves Barbosa
Élcio Barbosa: a Operação Carro-Pipa é um programa bem sucedido, mas medidas de prevenção são necessárias.
O diretor da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, Élcio Barbosa, disse que a Operação Carro-Pipa é um programa bem sucedido, mas reforçou que medidas de prevenção são necessárias. \'\'Acredito que soluções estruturantes devem ser estudadas no sentido de alcançar o atendimento a essa população.\'\'

O deputado Domingos Neto considera o programa apenas um paliativo, já que a seca é um problema antigo no Nordeste.

As medidas de prevenção à seca serão tema da segunda audiência pública da comissão, que deve acontecer na semana que vem.

Fonte: agcamara

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: