Combate ao mosquito da dengue acontece nos bairros Colorado e Jacinta Andrade

Mutirão de limpeza será neste sábado, a partir das 8h, nas zonas norte e sudeste de Teresina


Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus

Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus Foto: DC-GATHANY/PHANIE/AFP

O mutirão de limpeza e educação da Prefeitura de Teresina, a Faxina nos Bairros, acontece neste sábado (16) nos bairros Colorado (zona Sudeste) e Jacinta Andrade (zona Norte da capital). Com o objetivo de combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya, a ação acontece simultaneamente nos dois locais, a partir das 8h da manhã.

A Faxina é uma colaboração entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) e a população. Como explica a gerente de Zoonoses da FMS, Oriana Bezerra, a cada semana dois bairros são escolhidos para receber as equipes de limpeza que recolhem o lixo das residências, em especial os que não são recolhidos na limpeza de rotina, como móveis, eletrodomésticos de grande porte e entulhos em geral.

Esse lixo é depositado nas calçadas pela população, que durante a semana é orientada pelos agentes de saúde a fazer a limpeza em suas próprias casas. Neste dia ocorre ainda uma caminhada educativa, em que os moradores recebem dicas sobre as doenças e como se prevenir contra a formação de focos do mosquito. “As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel para retirar utensílios inservíveis, que poderão se tornar criadouros de mosquito”, diz Oriana Bezerra.

No Colorado, o trabalho começa na praça do Conjunto Belterra, onde a equipe se encontra para seguir com a faxina. O quadrante percorrido será aquele formado pela rua Adail Jales Carvalho, Avenida Noé Mendes e a rua da Ferrovia REFSA. Já no Residencial Jacinta Andrade, o ponto de partida será a Escola Da Costa e Silva (no quarteirão 66), e o quadrante percorrido será aquele formado pelos quarteirões 01, 174, 100 e 94.

A Faxina nos Bairros é um trabalho conjunto entre poder público e população. Com esta ação, a Prefeitura de Teresina procura sensibilizar o cidadão para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e proporcionar à população a retirada de utensílios inservíveis, principalmente os que a coleta de lixo diária não retira.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: