Política

Com saída de Moraes, PMDB e PSDB disputam ministério da Justiça

Ambas as legendas pressionam Temer por indicação ao cargo; Nelson Jobim e Antonio Anastasia são cotados

Terça - 07/02/2017 às 11:02



Foto: @Divulgação Substituição ministro da Justiça
Substituição ministro da Justiça

Após a indicação do ministro da Justiça Alexandre de Moraes à vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Michel Temer se vê pressionado por líderes do PMDB e do PSDB pelo comando do ministério.

De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, caciques do PMDB cobram mais representantes da Esplanada, especialmente depois do anúncio de Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para o Secretaria de Governo. Atualmente, os peemedebistas controlam apenas dois ministérios a mais do que os tucanos.

A fim de agradar colegas de partido, Temer avalia convidar o ex-ministro Nelson Jobim, filiado ao PMDB que já ocupou o mesmo ministério da gestão de Fernando Henrique Cardoso. Os tucanos, por outro lado, apostam no nome do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG). Ex-alvo da Lava Jato, Anastasia teve inquérito arquivado por falta de provas.

Auxiliares do presidente, no entanto, tem o aconselhado a optar por um nome sem vinculação política para fugir de acusações de interferência no trabalho da Polícia Federal. Para tanto, os nomes dos ex-ministros Carlos Ayres Britto e Ellen Gracie estão entre os cotados. Ainda de acordo com o jornal, ambos foram sondados para cargos na Esplanada em maio do ano passado, mas negaram.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: