Com ocupação dos estudantes, UTFPR cancela atividades nesta segunda-feira (21)

As atividades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram canceladas na manhã desta segunda-feira (21)


No ano passado, os secundaristas barraram a reorganização com protestos e ocupação de escolas

No ano passado, os secundaristas barraram a reorganização com protestos e ocupação de escolas Foto: RBA

As atividades da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram canceladas na manhã desta segunda-feira (21) por causa da ocupação dos estudantes, que começou na última sexta-feira (18). Segundo professores, cerca de cem pessoas estariam ainda no prédio.

Os alunos protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 – antiga PEC 241 -, que prevê um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos, e contra a Medida Provisória (MP) 746, da reforma do ensino médio.

No sábado (19), a Justiça determinou a reintegração de posse da UTFPR, a pedido da própria instituição diante da ameaça de confrontos entre estudantes contrários e favoráveis ao protesto. Porém os estudantes não deixaram o local. Houve uma negociação com a universidade sem acordo e os estudantes decidiram manter a ocupação até que a reintegração seja efetivada.

Hoje, há um protesto de estudantes contrários à ocupação marcado para as 9h. A Polícia Militar (PM) foi acionada para evitar confrontos.

Segundo Sandroney Fochesato, vice-reitor de administração e representante da comissão de negociação, a ideia principal é promover uma desocupação pacífica. “No sábado à noite e ontem, o dia todo, nós tentamos que houvesse uma desocupação do prédio, antes da reintegração propriamente dita”, explica, ressaltando a preocupação com a segurança de todos e em evitar conflitos.

Ainda não há informações sobre quando a reintegração deve ser feita. “A nossa maior preocupação hoje é que as pessoas não se machuquem. A universidade não compactua com nenhum tipo de violência”, disse, afirmando que há também preocupação com o patrimônio, mas, diante dos conflitos, a segurança de todos é prioridade.

Sandroney afirma ainda que a instituição não quer “em hipótese nenhuma” atos de perseguição ou discriminação contra os alunos envolvidos. Porém, possíveis sanções a eles ainda devem ser avaliadas pela área jurídica.

Com a movimentação, a UTFPR cancelou as aulas e demais atividades de hoje. Veja a nota divulgada pela UTFPR

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiu adiar as atividades acadêmicas e administrativas desta segunda-feira (21) na Reitoria e sede Centro do Câmpus Curitiba, em virtude da ocupação de suas instalações físicas por um grupo de estudantes.

Após a comissão de negociação da gestão da UTFPR envidar todos os esforços para negociar a desocupação pacífica de sua sede Centro, a Justiça Federal acatou o pedido de reintegração de posse feito pela Procuradoria Federal no Estado do Paraná, que representa judicialmente a UTFPR. Tal pedido foi necessário em face do contínuo confronto no interior de suas instalações entre grupos a favor e contra a ocupação, com crescente risco aos estudantes e pessoas envolvidas no conflito.

Mesmo após o pedido de reintegração de posse ter sido acatado pela Justiça, a comissão de negociação da gestão da UTFPR manteve conversações com o grupo de ocupação no sentido de garantir um processo pacífico e ordeiro de retirada, buscando assegurar a integridade física das pessoas e do patrimônio público.

A Reitoria e a Direção do Câmpus Curitiba ressaltam seu posicionamento contrário a qualquer tipo de violência e discriminação e lamentam profundamente esta situação, esperando que as atividades em sua sede Centro retornem em breve à normalidade.

Fonte: UOL

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: