Cojuv lança programa ID Jovem no município de Cajazeiras

Treze por cento dos jovens da cidade se enquadram nas regras para participar do programa.


Jovens de escolas públicas da cidade participaram do evento

Jovens de escolas públicas da cidade participaram do evento Foto: Cássia Sousa

A Caravana ID Jovem esteve no município de Cajazeiras, nesta sexta-feira (22). Com quase 4 mil habitantes, o município tem 576 jovens com idade entre 15 e 29 anos e renda familiar de até dois salários mínimos, que são os critérios para ter o direito a emitir o cartão ID Jovem.

O cartão pode ser emitido por meio do aplicativo para smartphones ou por meio do site da Caixa Econômica Federal e dá direito a passagens gratuitas ou meiapassagem em transporte coletivo interestadual, meia-entrada em eventos esportivos e artístico-culturais, gratuidade na emissão da carteira de estudante e, mais recentemente, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos.

A cidade de Cajazeiras tem Conselho Municipal de Juventude atuante e uma Casa de Juventude em funcionamento. As casas são um projeto da Coordenadoria de Juventude do Estado do Piauí (Cojuv), em parceria com os municípios.

De acordo com a secretária de Juventude de Cajazeiras, Maria dos Santos, no local são oferecidos cursos de informática periodicamente, além de cursos profissionalizantes em parceria com o Senac. “Temos tido grandes avanços em termos de políticas públicas: conquistamos um polo de educação a distância da Universidade Federal do Piauí que oferece seis cursos, temos uma escola família agrícola com cerca de 120 estudantes, além das escolas das redes municipal e estadual. Isso tem mudado o perfil social e econômico do jovem da cidade. A possibilidade de termos aulas com professores doutores, por exemplo, tem modificado a mentalidade dos nossos jovens. É um grande aprendizado”, explica a gestora.

A secretária explica que o ID Jovem dará novas oportunidades ao jovem de Cajazeiras e ressaltou a questão da mobilidade entre estados. “Infelizmente, a população do nosso município ainda é predominantemente de baixa renda. Não raro, temos jovens que vão para outros estados em busca de emprego, não conseguem e não têm condições financeiras de retornar à cidade”, exemplifica Maria dos Santos.

O presidente do Conselho Estadual da Juventude, Venício Moura, que representou o coordenador estadual da Juventude, Vicente Gomes, na solenidade de lançamento do ID Jovem no município, avaliou de forma positiva o evento. “Cajazeiras tem um percentual considerável de jovens, 13% da população da cidade. Com o ID Jovem, terão acesso a um leque de oportunidades. Como a cidade tem um polo da UFPI, o programa vai permitir que estudantes de baixa renda da cidade possam participar de eventos acadêmicos em outros estados”, exemplificou Moura.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: