Municípios

Coivaras e Piracuruca terão internet gratuita em espaços públicos

Equipe técnica da ATI mapeou os locais nos dois municípios para instalação do projeto Piauí Conectado.

Quinta - 20/04/2017 às 14:04



Foto: Ascom ATI Técnicos da ATI visitam locais em Piracuruca que podem receber internet livre
Técnicos da ATI visitam locais em Piracuruca que podem receber internet livre

Uma equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) viajou, nessa quarta-feira (19), aos municípios de Coivaras e Piracuruca, localizados a 71 e 208 quilômetros de Teresina, respectivamente. Nos municípios, o grupo visitou espaços públicos onde serão instalados futuros pontos de wi-fi livre da rede de dados do Governo do Estado, o projeto Piauí Conectado.

Os locais mapeados em Coivaras foram a Praça João Ferreira e a Unidade Escolar Raimundo Martins. O diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, exemplificou ao prefeito de Coivaras, Marcelino Almeida, como a internet pode ajudar a valorizar a produção de vassoura, de galinha caipira, gado, entre outras potencialidades do município. “Internet é comunicação, então, hoje, se você pega um produtor daqui, grava um vídeo e começa a divulgar em redes sociais, essa produção passa a ser reconhecida, procurada e comprada gerando economia para a cidade”, disse Medeiros.

Já em Piracuruca, os pontos georreferenciados com GPS foram a Praça Irmão Dantas, Praça do Prato do Dia, localizada no bairro Três Lagoas, e ainda a Praça José de Brito Magalhães. O processo de georreferenciamento busca as coordenadas geográficas dos espaços via satélite para que a equipe técnica reconheça e localize esses pontos quando for instalar os equipamentos que levarão internet livre aos municípios.

Piauí Conectado

Com a chegada da conexão de dados aos municípios, diversos outros serviços públicos passam a ser ofertados à população com mais rapidez e resolutividade, pois o projeto Piauí Conectado também contempla ações na área da Saúde, facilitando o envio de exames de uma cidade a outra por meio da rede do governo, marcação de consultas, entre outros benefícios.

Na área da Educação, a internet possibilita universalizar o Ensino a Distância, permitindo que o piauiense nas cidades mais distantes da capital tenha, aulas por meio de vídeos e atividades complementares. Com a Segurança, essa tecnologia possibilita o monitoramento dos espaços públicos por meio de câmeras, conferindo ao cidadão mais conforto na ocupação desses locais.

O Piauí Conectado será implantado no estado por meio de Parceria Público-Privada e o projeto deve ser licitado nos próximos meses.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: