Municípios

Coivaras e Piracuruca terão internet gratuita em espaços públicos

Equipe técnica da ATI mapeou os locais nos dois municípios para instalação do projeto Piauí Conectado.
Fonte: Governo do Estado | Editor: Redação 20/04/2017 11:32
Técnicos da ATI visitam locais em Piracuruca que podem receber internet livre Técnicos da ATI visitam locais em Piracuruca que podem receber internet livreFoto: Ascom ATI

Uma equipe técnica da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) viajou, nessa quarta-feira (19), aos municípios de Coivaras e Piracuruca, localizados a 71 e 208 quilômetros de Teresina, respectivamente. Nos municípios, o grupo visitou espaços públicos onde serão instalados futuros pontos de wi-fi livre da rede de dados do Governo do Estado, o projeto Piauí Conectado.

Os locais mapeados em Coivaras foram a Praça João Ferreira e a Unidade Escolar Raimundo Martins. O diretor-geral da ATI, Avelyno Medeiros, exemplificou ao prefeito de Coivaras, Marcelino Almeida, como a internet pode ajudar a valorizar a produção de vassoura, de galinha caipira, gado, entre outras potencialidades do município. “Internet é comunicação, então, hoje, se você pega um produtor daqui, grava um vídeo e começa a divulgar em redes sociais, essa produção passa a ser reconhecida, procurada e comprada gerando economia para a cidade”, disse Medeiros.

Já em Piracuruca, os pontos georreferenciados com GPS foram a Praça Irmão Dantas, Praça do Prato do Dia, localizada no bairro Três Lagoas, e ainda a Praça José de Brito Magalhães. O processo de georreferenciamento busca as coordenadas geográficas dos espaços via satélite para que a equipe técnica reconheça e localize esses pontos quando for instalar os equipamentos que levarão internet livre aos municípios.

Piauí Conectado

Com a chegada da conexão de dados aos municípios, diversos outros serviços públicos passam a ser ofertados à população com mais rapidez e resolutividade, pois o projeto Piauí Conectado também contempla ações na área da Saúde, facilitando o envio de exames de uma cidade a outra por meio da rede do governo, marcação de consultas, entre outros benefícios.

Na área da Educação, a internet possibilita universalizar o Ensino a Distância, permitindo que o piauiense nas cidades mais distantes da capital tenha, aulas por meio de vídeos e atividades complementares. Com a Segurança, essa tecnologia possibilita o monitoramento dos espaços públicos por meio de câmeras, conferindo ao cidadão mais conforto na ocupação desses locais.

O Piauí Conectado será implantado no estado por meio de Parceria Público-Privada e o projeto deve ser licitado nos próximos meses.

Comentários