Geral

Código torna-se aliado contra roubos de smartphones

Imei ajuda combate roubo celulares

Quinta, 14/05/2015 às 17:05



Foto: bol aparelhos eletrônicos e celulares
aparelhos eletrônicos e celulares
 O número de celulares roubados no Brasil cresceu significativamente. Ou seja, em 2014, houve um incremento de 149,6% com relação ao ano de 2013, apenas em São Paulo. Com a meta de coibir os roubos e dificultar o comércio dos aparelhos roubados a Polícia passará a anotar o número do IMEI no Boletim de Ocorrência. Com isso, os poder público poderá solicitar o bloqueio, não apenas do Chip, mas também do aparelho. Mas você sabe o que é o IMEI? A BemMaisSeguro.com, que fornece seguros para smartphones explica tudo!

O que é o IMEI?

Todos os aparelhos de celular têm um código contra roubos chamado IMEI (International Mobile Equipment Identify). Ele pode ser encontrado na Nota Fiscal, na caixa do aparelho, sob a bateria ou nas configurações internas.

Para que serve o IMEI?

Segurança. Basicamente ele é um aliado. Se por acaso você sofrer roubo ou perder o seu celular, com o IMEI você poderá bloquear o aparelho e impedir que ele seja comercializado.

Como encontrar o IMEI no seu aparelho?

Nos aparelhos mais antigos, o IMEI encontra-se na bateria do aparelho. Contudo, nos smartphones mais modernos existem outras maneiras de encontrar o número. Além de ele vir, na caixa do aparelho ele pode ser encontrado por meio de algumas maneiras:

Código – Essa parte é bem simples e serve tanto para IOS quanto Android e Windows Phone. Basta digitar: “#06#” Prontamente, o seu número de IMEI aparecerá na tela.

Telefone – (Android) Caso você queira anotar o IMEI basta ir em configurações > Sobre o telefone > Status. Você encontra o IMEI logo abaixo do número de telefone.

Telefone – (IOS) Para acessar o seu código IMEI pelo IOS basta ir em Configurações > Geral. Ao abrir a tela você encontrará seu código IMEI, bem como outras informações de segurança.

Por que anotar o IMEI

Normalmente, o seu código IMEI vem na Nota Fiscal do Aparelho. Por isso, se a Nota Fiscal for impressa sem este código, você tem total liberdade para solicitá-la com o IMEI. Além disso, é imprescindível que você guarde para sua segurança e para ajudar na diminuição dos roubos. Com o código IMEI você pode bloquear totalmente o aparelho impossibilitando a sua utilização. Isso diminui as chances de comercialização do aparelho.

Mas, e aquelas pessoas que sabem como “burlar” o IMEI?

Lei contra aparelhos que desbloqueiam IMEI

Pensando em garantir toda a funcionalidade do IMEI, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) aprovou no último dia 23 de abril o Projeto de Lei (PL) que restringe a venda de aparelhos que alteram ou desbloqueiam o código IMEI.

De acordo com o texto formulado pelo governador Geraldo Alckmin os estabelecimentos eu quiserem comercializar o aparelho desbloqueador deverão ter autorização prévia do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (DECADE) da Polícia Civil. A norma prevê o cancelamento da inscrição estadual dos estabelecimentos que descumprirem a determinação, O Objetivo é trabalhar em prol da redução dos roubos e furtos de celulares.

Fonte: agencias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: