Codevasf irá implementar centro de referência no semiárido do Piauí

Agricultura Familiar UESPI UFPI Codevasf Piauí


Práticas racionais, tecnologias e pesquisas aplicáveis à agricultura familiar ganharão um novo espaço especialmente estruturado e equipado em Oeiras, no semiárido do Piauí, município onde 40% da população se dedica à produção agrícola familiar. Por meio de um convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a prefeitura irá criar o Centro de Treinamento e Capacitação do Município de Oeiras, que buscará se tornar referência para o segmento e que deverá contar com parcerias das Universidade Federal e Estadual do Piauí (UFPI e UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Os recursos, R$ 1,8 milhão, são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e serão aplicados em reforma, adequação, estruturação e aparelhamento da antiga Escola Agrícola do Piauí, que está há alguns anos desativada. “O Centro vai dar toda e especial atenção aos 40% da população de Oeiras que vivem da agricultura familiar. Ele visa a estimular a agricultura racional, aproximando tecnologia, informação e pesquisa de todo o setor primário do município”, explica o prefeito de Oeiras, Lukano Araújo.

De acordo com o prefeito, o espaço já possui auditório e acomodações, que serão restaurados e modernizados, e poderá receber os agricultores para períodos de treinamento e capacitação, sobretudo voltados para as melhores práticas de conservação e armazenamentos de forragens como fenação e ensilagem. “O local possui um ambiente formidável para essas práticas”, afirma Araújo.

Ele afirma ainda que pretende levar para o centro outro modelo de ação bem sucedida da Codevasf em Oeiras: o fomento à produção familiar com uso eficiente da água por meio de kits de irrigação. “O município de Oeiras está inserido dentro de uma região semiárida, e os kits de irrigação são uma alternativa, um exemplo de prática racional que visa, a partir de uma tecnologia israelense, a promover a produção familiar em meio à falta de chuvas”, destaca.

Alimentos biofortificados

A agricultura familiar praticada com kits de irrigação vem sendo incentivada pela Codevasf na zona rural do Piauí desde 2009. A 7ª Superintendência Regional, sediada em Teresina, contabiliza cerca de R$ 1,7 milhão investidos para beneficiar 3,2 mil famílias rurais com os equipamentos que permitem o cultivo de itens agrícolas diversos em pequenas áreas, com economia de água e energia.

Até o fim deste ano, a previsão é beneficiar mais 1.499 famílias, sendo 1.125 por meio de convênios firmados com prefeituras com recursos do Orçamento Geral da União, via emendas parlamentares, e o restante por meio do eixo de inclusão produtiva do Plano Brasil sem Miséria.

Os kits atendem, além de famílias de agricultores, a 47 entidades em 28 municípios, incluindo instituições rurais de ensino, Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), colégios técnicos federais, associações comunitárias rurais e instituições que trabalham com recuperação de dependentes químicos e com portadores de deficiência.

A implantação dos kits abriu caminho para uma parceria de sucesso com a Embrapa Meio Norte, por meio da qual jovens estão produzindo alimentos biofortificados para consumo de comunidades locais.

Por meio do projeto “Produtores do Futuro”, a Embrapa implanta, nas Escolas Agrotécnicas e Família Agrícola, unidades de transferência de tecnologia (UTTs), que consistem em pequenas áreas (entre 100 a 1.000 m²) irrigadas com kits fornecidos principalmente pela Codevasf. Nessas áreas são implantadas culturas de feijão, macaxeira, batata-doce, entre outros itens com maiores valores nutricionais, isto é, biofortificados (Biofort). O objetivo é reduzir a desnutrição e aumentar a segurança alimentar com a introdução de maiores teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população de baixa renda.

As escolas beneficiadas com os kits estão situadas nos municípios de Teresina, Oeiras, Aroazes, Miguel Alves, São Pedro do Piauí, Colônia do Piauí, São João da Varjota, Cajazeiras, Santo Inácio, Eliseu Martins, Pedro II, São João do Arraial, Cristino Castro e São Lourenço.

Fonte: Ascom-Codevasf

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: