Geral

Cobra Sucuri é capturada na zona urbana

cobra sucuri capturada litoral

Quarta - 19/10/2011 às 10:10



Foto: proparnaiba PM observa sucuri sendo colocada em jaula
PM observa sucuri sendo colocada em jaula
 Uma cobra Sucuri de aproximadamente dois metros de cumprimento assustou os moradores da Rua Sergipe, no bairro do Carmo, na tarde de ontem(18). A Polícia Militar e o IBAMA foram chamados para realizar a captura.

Com a chegada dos policiais e técnicos do IBAMA, começou a tentativa de capturar a sucuri, façanha realizada por Diego Marabalis, que se encontrava no local e conseguiu mobilizar a sucuri e alojá-la em uma caixa.

Camila, analista ambiental do IBAMA informou ao Proparnaiba.com que o tamanho da sucuri encontrada, é ainda juvenil e de uma espécie comum na região e que se alojam em áreas alagadas. “Não é a sucuri que esta invadindo as casas e sim, a população é que está chegando perto do habitat dela”, esclareceu.

Segundo Camila, as áreas eram alagadas e foram ocupadas pela população e citou o caso de áreas depois da capitania onde tem ocorrência de muitas sucuris. “Ela só sai, ou para procurar alimento ou se está se sentindo ameaçada”, informou.

“A sucuri não é uma cobra peçonhenta, a estratégia de defesa dela é exatamente no acocho, ela mata a vítima por sufocamento. É a mesma coisa da jibóia, vai apertando ate inibir a respiração”.

Quanto à soltura do animal, Camila informou que, como a sucuri está em estado bravíl, é selvagem e não tem nenhum tipo de mutilação, vai ser encaminhada para a soltura, porque animais que são tipicamente selvagens e que não estão condicionados a cativeiro são devolvidos, imediatamente, ao seu habitat. “Quanto mais cedo ele retornar, melhor”, pontuou.

A soltura foi realizada na Lagoa da Lama Preta em área que não tem população e não oferece riscos, porque conforme informou Camila, algumas pessoas quando sabem da soltura do animal vão atrás pra fotografar e às vezes acontece algum tipo de acidente.

Fonte: proparnaiba

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: