CNH muda visual para dificultar falsificações

Alterações serão feitas a partir de janeiro nos documentos novos.


CNH

CNH Foto: Divulgação

A partir de janeiro, a Carteira da Nacional de Habilitação (CNH) sofrerá mudanças para atender a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O documento terá novas cores e itens de seguranças para evitar falsificações. No Piauí, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) emite por mês 12 mil CNHs.

De acordo com o diretor de Habilitação do Departamento, Carlos Ferreira, a ideia é impedir falsificação e adulteração. “A nova CNH terá 28 dispositivos de segurança, o modelo anterior tem 20, o que o transforma no documento mais seguro do país”, pontua o diretor.

Uma das principais alterações para as novas CNHs será a troca da tinta azul esverdeada da tarja que fica no topo do documento atual, acima da foto de identificação do cidadão, para a cor preta. A impressão continua em alto relevo e a tarja passa a ter o mapa do estado responsável pela emissão da habilitação, do lado direito.

A nova CNH também terá dois números de identificação nacional – Registro Nacional e Número do Espelho da CNH – e um número de identificação estadual, que é o número do formulário Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

Troca do documento

Quem tem carteira dentro da validade não precisará trocá-la pela nova antecipadamente. As mudanças serão empregadas conforme os vencimentos dos documentos forem ocorrendo, por isso o Denatran estipulou o prazo de cinco anos. Este é o período máximo na legislação brasileira para quem vai tirar carteira de motorista, fazer renovação de CNH ou pegar a carteira de habilitação definitiva.

O Denatran também confirmou que não haverá reajuste cobrado para emissão dos novos documentos. Os procedimentos para obter ou renovar a habilitação também permanecem os mesmos.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
CNH
Próxima notícia

Dê sua opinião: