CMEI lança terceira edição do Projeto Ler em Família

Projeto premiado pelo MEC permite que crianças levem para casa um livro diferente a cada semana


Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI

Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Foto: Divulgação

Quem disse que só os alunos das escolas particulares têm direito aos livros? Foi com essa pergunta que a professora Eluar Marinho, atual gestora do Centro Municipal de Educação infantil 1º de Maio idealizou e colocou em pratica o Projeto ‘Ler em Família’.

“A ideia surgiu pela experiência que eu possuía em projetos de leitura. Lá os meninos tinham livre acesso ao livro. E quando vim pra pública, me fiz o questionamento: 'porque os meus alunos da pública não podem?' Então fiz mobilização no Facebook para conseguir arrecadar mais livros dos que a escola já possuía, além de confeccionamos as sacolas. A ideia logo foi aceita por toda comunidade escolar”, conta a professora.

O Projeto Ler em Família já está em sua terceira edição e visa levar o livro infantil para o ambiente familiar. As crianças levam os livros em uma sacola toda sexta-feira, fazem a leitura envolvendo a família e devolvem na segunda-feira junto com um resumo das histórias lidas. Esse material é arquivado e trabalhado com os estudantes na sala de aula para no final de cada ano os resumos serem transformados em livros e entregues para cada criança. A escola já produziu dois livros.

Logo no seu início, o projeto recebeu destaque sendo premiado na categoria creche, com o Prêmio Professores do Brasil, tendo sido considerado o melhor projeto apresentado em nível de Piauí. Este ano o projeto foi lançado neste mês de abril, onde é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil.     

Segundo a professora Eluar a parti da execução do projeto as crianças passaram a ter gosto pela leitura e a escola melhorou significamente seus resultados em relação à leitura e escrita. “Nossos alunos adquirem o gosto pela leitura e o cuidado com o livro, viramos referência na comunidade. Eles agora chegam ao final do ano lendo e escrevendo. Nossos resultados melhoraram para satisfatório, segundo dados da avaliação externa no Saethe. Em 2015 ficamos com 52% no nível avançado e 33% no adequado, em 2016 ficamos com 83 no avançado e 12% no adequado e nossa meta para 2017 é avançar cada vez mais”, comenta a gestora.

 Prêmio Professores do Brasil

 O Prêmio, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), reconhece os destaques na gestão e docência das escolas públicas, divulgando e premiando o trabalho de educadores que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Concorrendo na categoria Creche, a professora Eluar mostrou ao Brasil estratégias de estímulo à leitura com crianças ainda na Educação Infantil. O projeto Ler em Família envolveu 96 crianças em atividades de leitura em casa. Toda sexta-feira as crianças levam da escola um livro dentro de uma sacola divertida, confeccionada em sala de aula. A tarefa da semana seguinte é retornar com um desenho que representa a história lida, gerando troca de relatos entre os alunos.

 Segundo a professora, o sucesso do projeto se deve à participação efetiva dos pais. Como benefício, as crianças se apaixonaram pelos livros e criaram o hábito de ler em casa com frequência, mesmo sem a obrigação da tarefa. A iniciativa cumpre a meta da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de alfabetizar as crianças antes dos sete anos de idade.

 A premiação nacional classificou cinco professores em cada uma das seis categorias, totalizando 30 experiências selecionadas. No Piauí, três escolas e quatro professores foram premiados. 

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: