CMEI Joel Mendes comemorou dias do Circo e da Poesia com projeto de leitura

Projeto “Circo da Poesia” foi criado para desenvolver habilidades das crianças no mundo da leitura


Foto

Foto Foto: Ascom

Poesias e brincadeiras. Foi assim que o Centro Municipal de Educação Infantil Joel Mendes comemorou os dias do Circo e da Poesia. Com o espaço todo colorido, as crianças desde o berçário ao 2º período da educação infantil, encantaram com as apresentações circenses e declamações poéticas.


A ação é parte do projeto “Circo da Poesia”, criado para desenvolver as habilidades das crianças no mundo da leitura. E como no CMEI a hora da aula é tão prazerosa quanto às brincadeiras, as professoras sempre aplicam conteúdos em momentos de descontração no pátio da escola.


As apresentações mostram como as turminhas desde o berçário estão sendo introduzidas na leitura, com atividades leves e descontraídas, incentivando também o despertar da criatividade. Teatro, música e poesia marcaram a data.


Segundo Francisca Santos, gestora do Cmei, a equipe sempre busca datas comemorativas para trabalhar atividades de leitura com as crianças. “O mês de março é marcado por duas datas bastante significativas para as crianças: o Dia da Poesia (21) e o Dia do Circo (27). Com aulas sempre dinâmicas, aproveitamos esses momentos para envolver as turminhas em atividades que misturam aprendizado e diversão. Essa é a primeira etapa desse incentivo à leitura. Em abril será trabalhado Monteiro Lobado por conta do dia do Livro Infantil. A ideia é a cada mês trazer um escritor e um gênero literário para ser trabalhado com as crianças”, conta a gestora.


Fabiana da Cruz Silva, professora do 2º período, no Cmei Joel Mendes, explica como foram trabalhadas as ações. “Durante as aulas realizamos atividades envolvendo todas as crianças, com apresentações de filmes, recital de poesias, leitura de livros infantis, música e sobre a alimentação vendida no circo. Proporcionamos a vivência da cultura do circo, associando com a poesia. Unificamos assim a leitura com a brincadeira”, diz.


O resultado foi um momento que reuniu a magia do circo e o mundo encantado da leitura, em apresentações protagonizadas pelas crianças que encantaram pais, familiares e convidados presentes. 


O CMEI Joel Mendes fica localizado na Rua Simplício Mendes, Centro de Teresina, e foi inaugurado em agosto de 2017. A Unidade de Ensino é a primeira creche voltada para filhos de mães que trabalham no comércio e atende 130 crianças de 6 meses a 5 anos de idade, em jornada de tempo integral.
 


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: