Arte e Cultura

Clube dos Diários recebe exposição em comemoração aos 190 anos da Paróquia do Amparo

Terça - 13/06/2017 às 18:06



O Complexo Cultural Clube dos Diários recebe, a partir desta terça-feira (13), a exposição fotográfica que comemora os 190 anos de instalação da paróquia de Nossa Senhora do Amparo, evidenciando a evolução arquitetônica do templo.  A solenidade de abertura da mostra acontece às 19h para convidados e estará disponível para o grande público a partir de quarta-feira (14), das 8h às 19h, seguindo até o dia 17 de junho.

Com o tema “190 anos, do nascer ao pôr do sol, uma fonte de evangelização”, o Ano Jubilar da Paróquia do Amparo conta com uma programação festiva que deve se estender por todo o ano de 2017. A ação marca as festividades de devoção e fé que, de acordo com relatos de fiéis, antecede o surgimento da capital.

Dentre outras atividades, a programação inclui a peregrinação da imagem de Nossa Senhora do Amparo pelas residências e lares de Teresina. No mês de agosto, acontecerá o Tríduo e a festa de Nossa Senhora do Amparo. No dia 15 de setembro, dia de Nossa Senhora das Dores, está programada uma comemoração especial. Em novembro será realizado um jantar beneficente. O encerramento da celebração acontecerá em dezembro.

 “Para ressaltar este acontecimento que se soma à história de Teresina, convidamos todos para esse momento de fé. Os teresinenses poderão ver esse trabalho que foi organizado pela Comissão de história e pesquisa, formado pelos professores Cecília Mendes, Paulo Libório e Fonseca Neto. Iremos expor algumas relíquias como um registro fotográfico do ano de 1909 que mostra a Igreja sem as torres atuais”, explica o pároco da Igreja, padre José de Pinho.

Ainda de acordo com o sacerdote, equipes de história e pesquisa, comunicação e eventos, liturgia e celebração foram compostas e receberam a missão de contribuir nesse momento importante para toda a Arquidiocese.

Dentro da programação anual ainda está previsto o lançamento do selo comemorativo da Igreja e a inauguração do site da paróquia. A promoção de uma rifa também é uma das ações em favor da obra de restauração da área do altar, que já foi concluída, mas requer outras intervenções na capela do Senhor Morto e demais setores.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: