Geral

Circuito de Gastronomia celebra culinária nordestina no Mercado da Piçarra

Cerca de 30 permissionários apresentaram o melhor da comida típica do Nordeste durante circuito

Segunda - 13/08/2018 às 12:08



Foto: Ascom Circuito de gastronomia
Circuito de gastronomia

Com a ideia de evidenciar os pratos e o trabalho de cada permissionário do Mercado da Piçarra, localizado na zona sul, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul (SDU/Sul), realizou o Circuito de Gastronomia. Atividade que faz parte da celebração da inauguração da nova praça de alimentação do mercado, ocorrida no sábado (11).


O Circuito de Gastronomia levou os 28 permissionários da praça de alimentação a apresentar o melhor da culinária nordestina no local. Todos com porções padronizadas sendo vendidas no valor de R$ 5,00. A atividade também é parte da programação oficial do aniversário de 166 anos de Teresina.


Com a apresentação de uma grande variedade de pratos, o Circuito de Gastronomia despertou a curiosidade, e o apetite, de quem passava pelo local. Pratos como, panelada, sarapatel, cuscuz com carne de sol, bolo frito, mão de vaca, entre outros, foram os itens mais procurados.


Um exemplo disso é a Banca da Paixão, comandada por Dona Maria Paixão Lopes, que trabalha no mercado há mais de 30 anos. Ela, que estava bastante atarefada durante a inauguração, estava vendendo muito bem sua mão de vaca, que é um prato composto por carne de boi preparada incluindo osso e bastante tutano.


Para a administradora do Mercado da Piçarra, Gloria Silva, o Circuito foi uma ideia bem elaborada para apresentar melhor a culinária do local. “Achei uma iniciativa ótima. Para todas as pessoas que puderam participar e dar sua contribuição, é algo muito importante um momento como esse para nós, porque as pessoas ficam conhecendo verdadeiramente a culinária do Mercado”, disse.


De acordo com o secretário da Semdec, Venâncio Cardoso, a melhoria das instalações, além de dar uma cara nova ao já considerado ponto turístico de gastronomia, dará também novo animo as permissionários.


“A SDU/Sul realizou um ótimo trabalho, o Mercado da Piçarra é um local muito frequentado pelos teresinenses e precisava ser repaginado, isso dá até mais animo para quem trabalha no local. A Semdec deu sua contribuição realizando o Circuito de Gastronomia que a meu ver deu animo extra para que os permissionários fizessem desse momento, essa grande festa que foi”, destacou.


Sorteio


A Semdec realizou ainda, ao fim da solenidade de inauguração, um sorteio de um fogão industrial entre os permissionários. A ganhadora foi a Dona Benedita Evangelista de Araújo, mais conhecida como Vera. A mulher trabalha no Mercado há cinco anos e disse ter ficado muito feliz com a premiação. “Eu estava ali do outro lado e ouvi meu nome. Estou feliz demais”, falou.


Além disso, o secretário da Semdec realizou também a entrega dos certificados de participação aos permissionários que assistiram palestras sobre higienização e manipulação de alimentos realizada na última quarta-feira (8).


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: