Municípios

Cinco barragens do Piauí sangram após chuvas

Outras duas barragens estão prestes a atingirem seu volume máximo de água
Fonte: Cidades na Net 22/02/2018 10:31
Barragens atingem 100% de volume de água Barragens atingem 100% de volume de águaFoto: Cidades na Net

Cinco barragens do Piauí estão sendo monitoradas de perto pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) devido às fortes chuvas no Estado desde o começo do ano. O levantamento feito pelo Dnocs aponta que as barragens de Ingazeiras, em Paulistana; Jenipapo, em São João do Piauí; Poço de Marruá, em Patos; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; e Nonato, em Dom Inocêncio já chegaram a sangrar ao atingir 100% de volume de água.

Duas barragens estão em alerta; a barragem de Malhadinha, em Dirceu Arcoverde, está com 89% de sua capacidade. Já a barragem Salinas, em São Francisco opera com 77,05%.

Segundo o diretor do Dnocs, Djalma Policarpo, a barragem de Dom Inocêncio apresentou pequenas fissuras na estrutura, mas que a situação é considerada segura e dentro do esperado. “Nós estamos monitorando tudo. Todos os pontos considerados de preocupação estão sendo vigiados e há técnicos nossos nesses locais fazendo estudos para avaliar o que deve ser feito conforme a necessidade de cada barragem”, explica Djalma.

Ainda conforme o diretor, o Dnocs estuda abrir as comportas das cinco barragens que já sangraram para poder dar vazão à água e evitar transbordamentos maiores.

Comentários