Cientistas descobrem nova técnica para encontrar extraterrestres

A abordagem pode identificar novas formas de vida que podem ter sido ignoradas até aqui


Imagem Ilustrativa

Imagem Ilustrativa Foto: Reprodução

As agências espaciais, incluindo a NASA, têm lançado ativamente novas ferramentas para estudar o universo. Nesse sentido, os cientistas propuseram agora uma nova forma de tentar encontrar formas de vida extraterrestre.

Até agora tinham tentado procurar oxigênio na atmosfera, mas podem ter se esquecido de outras provas que podem indicar sinais de vida.

"A ideia de procurar atmosferas com oxigênio como forma de detectar vida já existe há algum tempo. E é uma boa estratégia, é muito difícil fazer oxigênio sem vida", explicou Joshua Krissansen-Totton, o autor do estudo, citado pelo Independent.

Para a pesquisa, os cientistas olharam para a história da vida na Terra e os tipos de gases que existiam na época. Descobriram que o planeta tinha uma mistura complexa de diferentes gases, que não apenas oxigênio e que olhar para esse conjunto podia ser muito mais fiável como sinal de vida num planeta.

"Precisamos de procurar por metano e dióxido de carbono em abundância num mundo que tenha água líquida na sua superfície e que tenha ausência de monóxido de carbono", revelou.

O estudo demonstra que a combinação pode ser um sinal forte da existência de vida nesse planeta. "A parte mais entusiasmante é que isto é possível de fazer e pode levar à descoberta histórica de uma biosfera extraterrestre num futuro próximo".

Um acontecimento, como uma erupção vulcânica, pode gerar metano, dióxido de carbono e monóxido de carbono, mas o monóxido seria comido pelos microrganismos a viver nesses planetas. Dessa forma, explicam, que caso o planeta tenha os dois, mas não os três gases, é uma boa pista para descobrir vida extraterrestre.

Fonte: Noticias ao minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: