Cientistas apresentam plano para 'recongelar' Ártico

Equipe liderada por Steven Desch, da Universidade Estadual do Arizona, EUA, propõe montar um milhão de bombas eólicas ao longo do Ártico


Ártico

Ártico Foto: Notibras

O gelo marítimo no Ártico continua registrando seus piores níveis de inverno, onde difícil mesmo é encontrar gelo grosso e antigo na área em questão. Na tentativa de dar um basta no processo catastrófico, uma equipe de cientistas desenvolveu uma nova ideia radical para "recongelar" a área.

Assim, a equipe liderada por Steven Desch, da Universidade Estadual do Arizona, EUA, propõe montar um milhão de bombas eólicas ao longo do Ártico para tornar a água marítima em gelo, relata a revista da União Geofísica norte-americana Earth’s Future.

De acordo com os cientistas, as bombas poderiam adicionar um metro de gelo durante o inverno, levando em consideração que metade do gelo do Ártico atualmente tem espessura média anual de apenas 1 metro e meio. "Adicionar um metro de gelo durante o inverno é uma mudança significativa", dizem os pesquisadores.

A proposta da equipe é a mais recente no campo hoje conhecido como "geoengenharia": manipular deliberadamente o meio-ambiente para afetar o clima da Terra e reduzir o aquecimento global.

A maioria destas propostas está atualmente concentrada em duas questões particulares. O primeiro é espalhar uma fina camada de partículas de sulfato na estratosfera para refletir um pouco da luz solar que atinge a Terra. E a outra opção é conhecida como "bioenergia" e sugere capturar e armazenar o carbono através da energia de biocombustíveis e captura do CO2 emitido durante a combustão, armazenando-o no subsolo.

Essas não são as únicas ideias para salvar a terra, dizem os cientistas. Algumas delas são extravagantes e altamente controversas: começando com a criação de árvores artificiais, até construir um guarda-sol gigante. 

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: