Cientistas alemães vão produzir documentário na Serra da Capivara

Há dois anos, uma equipe de cientistas alemães foi convidada a conhecer o Parque Nacional Serra da


Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí.

Parque Nacional Serra da Capivara, localizado na região sul do Piauí. Foto: Divulgação

Há dois anos, uma equipe de cientistas alemães foi convidada a conhecer o Parque Nacional Serra da Capivara pela Associação ProBrasil que trabalha desde 2009 na divulgação do parque. A partir dessa visita, surgiu o interesse em produzir um documentário destacando as inscrições rupestres feitas por homens pré-históricos que viveram no sudeste do Piauí por milhares de anos.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, chegou recentemente da Alemanha onde foi convidada pelo Instituto de Arqueologia Alemão com o objetivo de discutir os detalhes da vinda da equipe ao estado. “Recebi o convite do Instituto de Arqueologia Alemão que é o maior Instituto da Alemanha para investigações arqueológicas no estrangeiro.

A instituição é uma entidade cultural do Ministério de Assuntos Exteriores que se encarrega da investigação arqueológica e da proteção do Patrimônio Cultural. O documentário a ser gravado na Serra da Capivara sobre as inscrições rupestres será voltado para a comunidade científica, para os visitantes, portanto, um privilégio para o público. Além disso, a intenção desse programa é mostrar a riqueza e atrair investidores para o nosso parque e região, possibilitando independência financeira, sustentabilidade e o aumento do número de visitantes para a Serra da Capivara”, comenta Margarete.

As gravações do documentário, que será produzido pela ZDF (Zweites Deutsches Fernsehen), uma das maiores redes de TV da Alemanha, ocorrerão no mês de julho e contará com a vinda de diretores científicos do Instituto de Arqueologia da Alemanha - o DAI e mais uma equipe multidisciplinar de pesquisadores. A emissora já recebeu prêmios de destaque pela qualidade dos filmes e tem uma instituição renomada cientificamente que acompanha e verifica o conteúdo produzido para garantir a qualidade das informações.

Com duração de 45 minutos, o projeto a ser produzido para a série Terra X, programa serial extremamente popular na Alemanha, mostra filmes-documentários sobre história, natureza, animais, ciência e arqueologia em lugares especiais no mundo inteiro. A veiculação da série alcança cerca de 4 milhões de espectadores no país e é repetido em canais europeus alcançando mais de 10 milhões de pessoas.

O presidente da Associação ProBrasil, Uwe Felipe Weibrecht, esteve na Alemanha com a vice-governadora e destaca que esta é uma chance importante de apresentar o Piauí e atrair turistas do mundo todo por meio desse documentário. “Temos, nessa iniciativa, uma chance ímpar de apresentar o nosso Piauí e seu potencial turístico para pessoas que terão condições de pagar por um turismo de qualidade gerando assim emprego, renda e criando um futuro sustentável na região de São Raimundo Nonato. O filme irá divulgar o parque por todo o Leste Europeu e a parceria, o apoio do Governo, será fundamental para concretizar esse projeto”, acrescenta o presidente.

Fonte: Tatiana Maria

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: