Ciência respira Matemática neste fim de semana na PiauíTec 2017

O evento traz uma programação extensa com vários projetos científicos.


Programação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Programação Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foto: Ascom

A Feira de Ciência e Tecnologia do Piauí - PiauíTec 2017 tem início, neste sábado (28), no Parque da Cidadania, a partir das 17h. O evento traz uma programação extensa com vários projetos científicos que serão apresentados ao público por estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação Profissional e Tecnológica das Redes Pública e Privada do estado.

Os alunos desenvolveram projetos com base no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema: “A Matemática está em tudo”. Assim, na programação foram inseridas também palestras com especialistas da área e que vão trabalhar a Matemática em suas ministrações.

No primeiro dia, na solenidade de abertura, a palestra magna “A importância da Matemática na vida de hoje” será levada pelo professor mestre José Nazareno Cardeal Fonteles (UFPI / Grupo CEV). No segundo dia, a palestra será “Matemática: uma ferramenta que nos auxilia no dia a dia”, com o professor doutor Afonso Norberto da Silva (Uespi/ IDB).

De acordo com o professor José Nazareno, a matemática é presente na natureza, nas formas, na genética, sendo este um dos assuntos que a matemática estuda. “A forma do DNA que a gente está descobrindo, as formas da natureza que estão sempre se aproximando daquelas formas lineares que a matemática elabora, por meio de padrões ou aproximações de formas; tudo isso nos leva a dizer que são marcas que vêm da matemática. Nós podemos até desconhecer como ela está sendo usada, mas ela está presente em todos os momentos e em todos os lugares, em nossa vivência histórica contemporânea”, explica o especialista graduado em matemática (com mestrado) e medicina pela UFPI.

Já, o segundo palestrante do evento, dr. Afonso Norberto, destaca que vai mostrar ao público que a matemática é algo bastante presente na rotina de todo cidadão. “Pretendo, com exemplos simples, mostrar situações concretas onde a matemática aparece em nossas vidas, como nos códigos de barras, na construção civil e no planejamento financeiro de uma família”, ressaltou o mestre em matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: