Olhe Direito!

Cidades do Piauí se mobilizam contra o aedes


O Piauí notificou até o dia 07 de fevereiro 112 casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso.

O Piauí notificou até o dia 07 de fevereiro 112 casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso. Foto: Sâmia Menezes

Neste sábado (13), o Brasil se mobiliza pelo Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti. A ideia é sensibilizar famílias no combate ao mosquito transmissor do zika, que também é vetor da dengue e da chikungunya. Três milhões de famílias deverão ser visitadas em suas casas, em 350 municípios. Para isso, serão disponibilizados 220 mil militares das Forças Armadas.

Diante dos dados preocupantes, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, lembrou “que o combate ao Aedes aegypti é uma luta de todos nós. Dos governos Federal, Estadual, Municipal e principalmente da população. Amanhã (hoje), junto com as Forças Armadas e também com a ajuda da Polícia Militar, daremos continuidade as ações de conscientização e orientação para engajar ainda mais a população contra o mosquito”.

A presidente Dilma Rousseff determinou o deslocamento de ministros a vários estados a fim de participar ativamente da mobilização, conversando com prefeitos, governadores e batendo nas portas das casas. O destino de alguns membros do primeiro escalão já foi definido, como o do titular da Saúde, Marcelo Castro, que seguirá para Salvador.

No Piauí, a mobilização terá a participação da ministra chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Nilma Lino Gomes.

Cerca de 1.850 militares farão o trabalho de conscientização e mobilização nos municípios de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Picos, Canto do Buriti, Bom Jesus e Floriano. A ação consistirá em um trabalho educativo.

Em 2016, o Piauí já notificou 124 casos de dengue, em 36 municípios. Não houve notificação para zika e para chikununya. Já foram notificados 112 casos suspeitos de microcefalia relacionados a processo infeccioso, sendo registrados seis óbitos e uma confirmação diagnóstica relacionada a microcefalia. Os casos são referentes até o dia 7 de fevereiro e foram notificados em 42 municípios. Teresina(52), Parnaíba(9) e José de Freitas(3) são os municípios que concentram o maior número de notificação.

Imóveis visitados

O Piauí permanece entre os estados que registraram maior percentual de imóveis percorridos, com 77,8% com 655.694 unidades visitadas, em 213 municípios.

Ações por município

Teresina

A ação terá o ponto de partida no 25º BEC, a partir das 7h30, e contará com a presença da ministra Nilma Gomes; do governador Wellington Dias; do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; e do prefeito Firmino Filho. Em seguida, a comitiva segue para o Dirceu Arcoverde, onde fará trabalho de conscientização e sensibilização.

Picos

A concentração será no BEC e terá a presença de 400 militares. Em seguida, serão visitados 20 bairros, incluindo grande concentração no Mercado Público.

Parnaíba

As atividades terão início na Capitania dos Portos para em seguida realizar mutirões nos bairros. Serão feitas visitas domiciliares, eliminação de focos em terrenos baldios e pontos estratégicos (borracharia, cemitério, entre outros).

Campo Maior

Distribuição de material informativo, com orientação à população.

Floriano

Mutirão de limpeza e orientações nos bairros. 
Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.
Próxima notícia

Dê sua opinião: