Cidade

VIOLAÇÃO

UTI do Hospital Itacor em Teresina tem serviços de enfermagem interditados

O motivo da interdição foi a ausência de um enfermeiro, uma violação ao exercício profissional

Da Redação

Segunda - 28/08/2023 às 15:26



Foto: Reprodução Hospital Itacor em Teresina
Hospital Itacor em Teresina

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 2 do Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração (Itacor), em Teresina, teve os serviços de enfermagem interditados nesta segunda-feira (28) pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI).

Conforme informações, o motivo da interdição foi a ausência de um enfermeiro, considerada uma violação séria em relação ao exercício profissional de Enfermagem. Ainda segundo informações, o problema foi identificado durante um processo de fiscalização iniciado em 2021.

Segundo o relatório, além da UTI 2, outros setores do hospital também apresentaram irregularidades, o que levou o conselho a notificar os responsáveis pela instituição e a iniciar um processo de investigação.

Após as adequações realizadas em outros setores e a persistência da ilegalidade na UTI 2, o plenário do Coren-PI decidiu pela interdição do setor. Vale ressaltar que a interdição se aplica somente aos serviços de Enfermagem da UTI 2 do hospital e que a desinterdição pode ser solicitada a qualquer momento, desde que a irregularidade apontada seja solucionada. 

Outro lado

Em nota, o Itacor disse que recebeu com surpresa a interdição realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí, disse que a UTI 2, que foi interditada, conta com apenas quatro leitos e que praticamente não são utilizados porque os demais leitos de UTI acomodam com êxito os leitos ocupados, e que sempre há um responsável quando os leitos estão ocupados. Informou, ainda, que os demais leitos de UTI estão funcionando normalmente. O Instituto disse, ainda, que está à disposição do COREN para zelar pela qualidade dos serviços de enfermagem e que vai tomar as medidas necessárias nas vias administrativas e judiciais para esclarecimento e elucidação dos fatos.


VEJA A NOTA NA ÍNTEGRA:


Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: