Cidade

ESCRAVIDÃO

Trabalhadora é resgatada de casa onde vivia como escrava há 30 anos

O MPT recebeu denúncia sobre a situação de submissão de uma mulher a trabalho em jornadas exaustivas

Cintia Lucas

Quinta - 15/06/2023 às 15:02



Foto: Reprodução Polícia Federal
Polícia Federal

Uma trabalhadora doméstica, 44 anos, que não teve a identidade revelada, foi resgatada, nesta quinta-feira, 15, de uma residência onde ela vivia em condições análogas à de escravo há cerca de 30 anos, em Teresina. A ação se deu por meio de trabalho conjunto entre a Polícia Federal resgatou, auditores fiscais do trabalho, com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

O MPT recebeu denúncia sobre a situação de submissão de uma mulher a trabalho em jornadas exaustivas, vulnerabilidades socioeconômicas e ausência de vínculo empregatício formal, pagamento de salários e demais direitos trabalhistas como férias e folgas.

O responsável pela situação da trabalhadora foi notificado e deverá regularizar a situação da mesma e realizar pagamento das obrigações trabalhistas. Além disso, deve também pagar indenização por danos morais.

Foram realizadas entrevistas e colhido o depoimento da trabalhadora, que atestaram o longo vínculo empregatício e o isolamento social da vítima. A trabalhadora foi encaminhada para abrigo em Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: