Cidade

SEGURANÇA

Teresina será primeira capital do país a instalar botões do pânico nas escolas

O prefeito Dr. Pessoa assinou a autorização da contratação da empresa responsável pela instalação

Da Redação

Quarta - 12/04/2023 às 11:59



Foto: Marcelo Cardoso/SEMCOM Dr. Pessoa em reunião sobre segurança nas Escolas
Dr. Pessoa em reunião sobre segurança nas Escolas

A Prefeitura de Teresina vai instalar sistemas de vídeomonitoramento e “botões do pânico” nas escolas da rede municipal de ensino. O anuncio foi feito na manhã desta quarta-feira (12), ocasião em que o prefeito Dr. Pessoa assinou a autorização da contratação da empresa responsável pela instalação dos equipamentos de segurança.

Teresina será a primeira capital do país a instalar esse tipo de sistema de segurança nas escolas públicas. De acordo com o secretário Nouga Cardoso, esses sistemas de segurança foram planejados bem antes das ondas atuais de ameaças e ataques às escolas.

“Digamos que é uma coincidência que acontece em função dos últimos acontecimentos. [...] Ele [Dr. Pessoa] assinou autorização para contratar a empresa que vai trazer mais segurança para as escolas. Ressaltando que é um projeto de legislação adicionado antes mesmo dessa onda de ataque das escolas com essa visão do prefeito de se antecipar”, disse o secretário.

Os sistemas de segurança serão instalados tantos nas escolas da zona urbana da capital como também na zona rural. O secretário garante que tal feito só foi possível devido à melhoria na qualidade de internet nas escolas do município.

A implantação do sistema de segurança se dá em cumprimento a Lei Municipal Nº 5.823/22, sancionada pelo prefeito Dr. Pessoa, em novembro de 2022, que obriga todas as creches e escolas da rede municipal de ensino a instalarem câmeras de segurança em suas dependências e em seus entornos.

Investimento

Com a iniciativa, o Município deve investir mais de R$ 20 milhões para implantação das câmeras e dos botões do pânico nas 321 escolas vinculadas à Semec, tanto as da zona urbana, quanto as da zona rural. A ação vai reforçar a segurança nas unidades de ensino, no momento em que o país vem registrando ataques e ameaças a escolas em diversos estados.

“Com a instalação de câmeras e botões do pânico em todas as escolas, pretendemos garantir mais segurança aos alunos, professores e funcionários dessas unidades e Teresina sai a frente, enquanto outras capitais ainda estão buscando soluções. Isso se chama planejamento”, declarou o prefeito Dr. Pessoa.

O secretário Municipal de Governo, Michel Saldanha, ressaltou que essa iniciativa da prefeitura vai trazer mais segurança não só aos professores e alunos, mas também para as famílias, pais, mães e responsáveis, que agora poderão deixar suas crianças nas escolas com mais tranquilidade, considerando a onda de insegurança que vem assolando o país.

“Hoje o prefeito está autorizando a contratação da empresa para efetivação do videomonitoramento em todas as escolas do município de Teresina, tanto da rede urbana, quanto da rede municipal, na perspectiva de que possamos viabilizar um ambiente mais seguro aos professores, alunos e as famílias que deixam seus filhos nas escolas, para que saiam de lá com a tranquilidade de que eles estarão seguros”, ressaltou Michel Saldanha.

Reconhecimento facial

O secretário municipal de educação contou ainda que o sistema de vídeo monitoramento contará com reconhecimento facial. O monitoramento por câmeras será feito 24 horas, através de duas centrais, instaladas na sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e no Centro de Controle Operacional de Teresina (CCO), situado na sede da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

“O videomonitoramento terá reconhecimento facial e botão de pânico, vários botões de pânico instalados em todas as escolas, que, em caso de necessidade, dispararão um alarme na Guarda Municipal e também no CCO, que vai monitorar toda a cidade de Teresina interligado também com a Polícia Militar”, afirmou Nouga Cardoso.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: