Cidade

TRANSPORTE

Teresina receberá 100 veículos para ampliar oferta de ônibus na cidade

Além disso, o STRANS planeja reativar os terminais de integração nos bairros

Bruna Raryana

Quinta - 14/09/2023 às 17:14



Foto: Rômulo Piauilino / Semcom Ônibus em Teresina
Ônibus em Teresina

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) informou ao Piauí Hoje.com planos para o transporte público na capital. De acordo com as informações, o objetivo é aumentar a frota de ônibus em circulação para quatrocentas unidades, o que implica na adição de cem novos veículos. Atualmente, há trezentas unidades em funcionamento nas vias gerais. Além disso, o órgão planeja reativar os terminais de integração nos bairros.

Durante os anos de 2020 a 2022, devido à suspensão das atividades presenciais devido à pandemia de COVID-19, a frota foi drasticamente reduzida, chegando a um ponto em que apenas cinquenta veículos estavam operando no transporte público. Esse período também resultou na desativação de algumas linhas, como a linha Pedramole/shopping. No entanto, neste ano, entre os meses de abril e julho, algumas linhas, como IAPC/Frei Serafim, Bela Vista/Poty Velho (que agora inclui o bairro Promorar), e Porto do Centro/Noivos/Satélite, foram reativadas e ampliadas após a desativação durante a pandemia.

Apesar do aumento no número de veículos dos consórcios em operação, o serviço ainda deixa a desejar em vários aspectos, como cumprimento de horários, qualidade dos veículos e segurança. Conversamos com o estudante Carlos Andrade, que é usuário diário do transporte público e morador da zona sudeste da cidade. Ele utiliza os ônibus do consórcio "Theresina" e relata que os horários são frequentemente lotados e desconfortáveis, além de não serem cumpridos conforme o previsto. Carlos Andrade também mencionou uma situação em que o ônibus em que estava quebrou, obrigando os passageiros a esperar outro veículo para completar a viagem.

Estudante Carlos Andrade - Foto: Arquivo Pessoal

A STRANS informou que o órgão está em processo de licitação para a compra de novos veículos, com o objetivo de melhor atender à população e resolver os problemas existentes. Após a aquisição dos novos veículos, planeja-se reativar o funcionamento dos terminais de integração, permitindo que os ônibus partam diretamente dos bairros para seus destinos correspondentes. A previsão é que a abertura da proposta ocorra na próxima semana na prefeitura. Na última quarta-feira (13), o órgão instalou novos aparelhos de rastreador/GPS nos veículos da frota de ônibus do transporte público, com o objetivo de melhorar a fiscalização em relação ao cumprimento das operações das linhas e aos horários de saída e chegada.

*Por Bruna Raryana - estagiária sob supervisão do jornalista Arnaldo Silva

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: