Cidade

EXPLORAÇÃO

Supermercados querem abrir aos domingos sem pagar hora extra aos trabalhadores

Não aceitamos e nem aceitaremos este absurdo”, disse o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão.

Da redação

Quinta - 18/11/2021 às 20:37



Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje Supermercados não poderão funcionar
Supermercados não poderão funcionar

Os donos de supermercados de Teresina querem que as lojas funcionem domingos e feriados, mas não querem pagar horas extras aos trabalhadores, como manda e lei trabalhista e como vem sendo negociado ao longo de 20 anos na Convenção Coletiva de Trabalho.
Esta é a contraproposta dos empresários do setor às reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho 2022.
“É uma contraproposta ingrata, avassaladora e até de muito mal gosto, ao querer obrigar os funcionários a trabalhar de graça. Ou seja, eles querem criar um banco de horas para ser compensado 60 dias depois.

 Não aceitamos e nem aceitaremos este absurdo”, disse o secretário geral do Sindicato dos Comerciários de Teresina, Gilberto Paixão.
Paixão afirmou que a categoria comerciária já se sacrificou e mesmo, como muita resistência, cedeu a abertura aos domingos e de vários feriados, tendo direito apenas de folgar em cinco feriados, sendo que os demais, infelizmente, trabalham com o pagamento de hora extra. “Agora, eles querem tirar da gente até isso. Faço um alerta apelo aos trabalhadores para que tenham compreensão de fazem parte do processo de negociação e precisam ficar atentos”, afirmou.


De acordo com Paixão, a categoria quer apenas a reposição da inflação deste ano e do ano passado, um reajuste linear, o pagamento de horas extras para quem trabalha aos domingos e feriados e um ticket alimentação que dê condições do trabalhador de fazer suas refeições.
“Apesar do setor patronal e se negar a abrir mesas para negociação, a categoria comerciária está aberta ao diálogo sincero e produtivo, não ao diálogo de retrocessos”, afirmou o secretário geral do Sindicato dos Comerciários.

Fonte: Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: