Cidade

SANATÓRIO

Superintendência do Shopping Rio Poty se compromete a não demolir o Meduna

A decisão foi anunciada durante uma audiência que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), conduzida pela promotora Gianny Vieira de Carvalho

Cintia Lucas

Sexta - 05/02/2021 às 15:54



Foto: CAU/PI Protesto contra a demolição do Meduna
Protesto contra a demolição do Meduna

A superintendência do Shopping Rio Poty, localizado na zona Norte de Teresina, se comprometeu em não demolir a estrutura do prédio onde funcionou o Sanatório Meduna.

A decisão foi anunciada durante uma audiência que aconteceu na manhã desta sexta-feira (5), conduzida pela promotora Gianny Vieira de Carvalho, que contou com a presença do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Piauí (CAU/PI), Ministério Público do Piauí (MP/PI) e demais instituições que atuam na preservação do patrimônio histórico no Estado.

O presidente do CAU/PI, Wellington Camarço, comemorou o resultado da audiência porque nela os representantes da empresa proprietária da área em que está situado o prédio, declararam que vão elaborar a proposta de acordo para proteção do imóvel.

Leia também:

Dono do Bar do Churu morre aos 64 anos, vítima de Covid-19

Brasil negocia compra de 10 milhões de vacinas Sputnik V

“Acreditamos que já é uma vitória da sociedade. Uma vez que o próprio grupo se compromete diante do Ministério Público que vai protegê-lo. Agora, é aguardar os trâmites burocráticos e vamos acompanhar para que seja dada uma solução definitiva para utilização daquele espaço”.

Ficou decidido na audiência que todos os órgãos de proteção ao patrimônio serão oficiados quanto à existência de registros de processos que pedem o tombamento do Meduna, assim como o Shopping Rio Poty deve apresentar o estudo de impacto ambiental e de vizinhança aprovado à época de implantação do empreendimento.

Também participaram da audiência representantes do Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina, da Secretaria de Estado da Cultura, do Departamento de Patrimônio da Prefeitura Municipal de Teresina.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: