Cidade

TERESINA

Sindicato ameaça nova greve dos ônibus caso empresários não cumpram acordo trabalhista

O Sintetro afirmou que se os pagamentos não forem regularizados até o dia 28 de outubro haverá o retorno da greve

(*) Por Rafaela Leal

Terça - 20/10/2020 às 19:16



Foto: Alinny Maria/Piauí Hoje Ônibus circular
Ônibus circular

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Rodoviárias (Sintetro) participou de uma Assembleia Geral Extraordinária na tarde desta terça-feira (20), para discutir o retorno da paralisação dos ônibus que foi suspensa após decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no último dia 15 de outubro.

Segundo o presidente Sintetro, Ajuri Dias, o TRT estipulou o prazo de 10 dias úteis para que os empresários realizem a regularização dos direitos da categoria. Os motoristas e cobradores estão aguardando o prazo final que encerra dia 28 deste mês.

"Participamos da assembleia na tarde de hoje, nós já tínhamos tomado a decisão. Chegamos ao acordo que se os empresários não cumprirem a determinação TRT, pagando os salários, ticket e planos de saúde até o dia 28 de outubro a categoria irá aderir novamente a greve dos ônibus no setor urbano de Teresina" afirmou.

De acordo com a decisão do dia 15 deste mês, o TRT determinou que os empresários efetuem o pagamento estabelecido no dissídio coletivo de 2019. Pagamento dos tickets de alimentação dos profissionais, tanto para os motoristas, cobradores, fiscais, despachantes quanto para os demais trabalhadores do setor.

Conforme a decisão, foi determinado também o custeio de 60% do pagamento dos planos de saúde por parte das empresas, e 40% por parte dos profissionais. O não cumprimento das medidas 10 dias após a decisão, poderá gerar multa diária no valor de R$ 5 mil, até o limite de R$ 100 mil.

(*) Rafaela Leal é estagiária sob supervisão do jornalista Luiz Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: